72635 - GF315 Gerenciamento do desempenho de facilidades |
Período da turma: | 01/09/2016 a 01/09/2019
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Descrição: | Detalhamento:
01. A qualidade: A evolução do conceito de qualidade. Os diversas perspectivas do conceito de qualidade. As dimensões da qualidade. Os componentes da qualidade. 02. Garantia da qualidade: definições (visão ocidental); Abordagens; Programas de melhoria da qualidade. Métodos para resolução de problemas. Conceitos de trabalho em equipe. 03. Gestão da qualidade – excelência: Fundamentos. Estratégias e planos de ação. Critérios de avaliação.para excelência 04. Desempenho - Avaliação de Estado. Funcionalidade e Servibilidade: Finalidades e desempenho de edifícações. A edificação como fator de produção. 05. O conceito de ciclo de vida. Perda de desempenho: depreciação e obsolescência. O papel da manutenção na recuperação e modernização. 06. A avaliação do estado das edificações. Funcionalidade e servibilidade. 07. Avaliação das operações de Gerenciamento de Facilidades: Modelos de excelência. Noções sobre BSC- “Balanced Scorecard” para auxílio ao gerenciamento das operações. Indices de desempenho para diversas perspectivas. O problema de imposição de metas. 08. Critérios para para qualificação. Auto-avaliação, auto-evolução e “Benchmarking”. 09. Desenvolvimento de “Programas de Avaliação do Gerenciamento de Facilidades”. Estudo de caso: SAM – “Strategic Assessment Model” da “Higher Education Facilities Officers”09. Gestão Integrada de Controle Ambiental, Segurança do Trabalho e Saúde: Conceitos Gerais de Auditoria. Elementos do sistema. Componentes e influências. Impacto ambiental.Auditorias. Contabilidade ambiental. Implantação do processo de auditoria. 10. Avaliação Escrita. Bibliografia: 1. GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Tradução de João Ferreira Bezerra de Souza - Rio de Janeiro : Qualitymark Ed., 2002 2. LEWIS, BERNARD T. Facility Inspection Field Manual: A Complete Condition Assessment Guide. McGraw Hill, New York, 2000. 3. HAYES, B.E. Medindo a satisfação do cliente: desenvolvimento e uso de questionários. Qualitymark, 2001. 4. BRISELDEN, C. CHRISTENSEN, G. HARKENRIDER, K.L. Strategic Assessment Model (SAM), second edition. 2001. 5. KAPLAN, R.S. NORTON, D. P. The Balanced Scorecard: translating strategy Into Action. Harvard Business School Press, 1996. 6. SZIGETI, F. DAVIS, G. Matching people and their facilities: using the AstM/AnSI standarts on whole building funcionality and serviceability. CIB World Building Congress, 2001. 07. ViANNA, M. D. B. Gerenciamento ambiental de empreendimentos nos setores de energia e industrial. 4ª Conferência latino-americana sobre meio ambiente. Belo Horizonte, 2001. 08. VIANNA, M.D.B. VERONESE, G. Políticas ambientais empresariais. Revista de Administração Pública, vol. 26, nº 1. 1992. 09. BING, G. Due Diligence Techinques and Analisys. Quorum Books, 1996. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 33 | ||||
Ministrantes: |
Moacyr Eduardo Alves da Graca |
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