64816 - A moeda e o mundo antigo: a história de uma invenção |
Período da turma: | 28/04/2015 a 02/06/2015
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Descrição: | CURSO DE EXTENSÃO:
A moeda e o mundo antigo: a história de uma invenção Docente ministrante: Profa. Dra. Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos Docente responsável: Profa. Dra. Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos OBJETIVOS Neste curso pretendemos abordar as origens da moeda no Oriente, sua difusão pelo mundo grego e Mediterrânico, e o processo de monetarização das sociedades antigas. Igualmente, pretendemos apresentar o objeto de estudo Moeda, sua metodologia de trabalho dentro da Numismática, e as possibilidades de investigação de cunhagens e emissões monetárias na Antiguidade. Dada às características quantitativas e qualitativas desses vestígios, destacaremos o potencial informativo e interpretativo das pesquisas na área tanto para a Arqueologia em geral quanto para outras ciências humanas, como História e Antropologia. Apresentaremos o desenvolvimento teórico-metodológico da Numismática enquanto área específica de pesquisa arqueológica, seu surgimento e sua produção historiográfica. Apresentaremos a relação entre teoria e método nos estudos monetários que perpassa as diversas etapas de pesquisa desde a evidenciação dos vestígios à sua análise e interpretação. Promover o diálogo entre as diversas áreas geográfico-culturais da Arqueologia a partir de questões universais trabalhadas nos estudos monetários. Forneceremos aos alunos subsídios para a compreensão da Numismática e dos vestígios monetários. JUSTIFICATIVA Com esta proposta, visamos dar sequência à proposta, dentro do MAE, de divulgação do conhecimento arqueológico por meio de cursos abertos a um público mais amplo. A moeda é fonte de informação ampla e transversal, seus estudos cobrem o espectro social, de questões econômicas à políticas, passando pelo social, cultural e religioso. Na Antiguidade, é preciso lembrar, estes “compartimentos” sociais encontravam-se imbricados uns nos outros. A moeda, neste sentido, é um raro documento destas relações complexas. Dado o enfoque teórico-metodológico, este curso é dirigido a todos os interessados em arqueologia. PÚBLICO-ALVO: Graduandos das áreas de Ciências Humanas em geral e de Economia, professores do ensino médio e fundamental, interessados em geral. NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 35 PERÍODO E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO CURSO: Às terças-feiras, de 28 de abril a 02 de junho de 2015, das 19:00 às 23:00h. CARGA HORÁRIA 24 horas (1 aula semanal de 4 horas de duração num total de 6 semanas) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1a aula – 28 de abril de 2015 – Introdução: objetos pré-monetários Aula expositiva apresentando aspectos antropológicos e sociológicos relacionados à moeda e ao desenvolvimento de sistemas de mensuração de valor. Apresentação e de finição de objetos pré-monetários. 2a aula – 05 de maio de 2015 – Origem da moeda Aula expositiva apresentando as evidências arqueológicas e as informações textuais sobre o surgimento e a invenção da moeda no Mundo Antigo. 3a aula – 12 de maio de 2015 – Numismática: metodologia de análise da moeda Aula expositiva apresentando as metodologias de análise do documento moeda, das séries, emissões e cunhagens. 4a aula – 19 de maio de 2015 – Templos: os primeiros bancos Aula expositiva apresentando o importante papel desempenhado pelos templos no mundo antigo enquanto repositórios de riquezas e articuladores de grandes empreitadas político-econômicas. 5a aula – 26 de maio de 2015 – Legislação monetária: estudo de caso ateniense Aula na qual trabalhar-se-á, junto com os alunos a leitura e interpretação de um documento monetário específico, uma lei ateniense sobre a circulação monetária na cidade. 6a aula – 02 de junho de 2015 – A força de uma imagem: a iconografia. Aula expositiva apresentando alguns estudos de caso do Mediterrâneo Antigo de análise inconográfica. BIBLIOGRAFIA BÁSICA Brooke, C. N. L.; Stuwart, B. H. I. H.; Polard, J. G.; Volk, T. R. (eds.) Studies in Numismatic Method Presented to Philip Grierson. New York: Cambridge University Press, 1983. Clain-Stefanelli, E. E. Numismatics, an Ancient Science. A Survey of its History, Washington, The Museum of History and Technology: paper 32, 1965. Coimbra, A. da V. Noções de Numismática. I. Numismática geral, São Paulo, Coleção da “Revista de História” XI, 1957. Costilhes, A. J. O que é Numismática, São Paulo, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos n.147, 1985. Frére, H. Numismática. Uma introdução aos métodos e à classificação, São Paulo-Louvain, 1984. Florenzano, M. B. B. “Cunhagens e circulação monetária na Antiguidade Clássica: o testemunho dos teseouros monetários”. Dédalo, 26, 1988: 139-47. Giard, J. -B. “La numismatique, source de l’histoire de l’art e de l’histoire des idées”. NAC Quad. Tic., 10, 1981: 21-9. Hackens, T. Numismatique Antique. Problèmes et méthodes. Louvain/Nancy, 1975. Jenkins, G. K. Ancient Greek Coins. Fribourg: Office du Livre, 1972. Kraay, C. H. “Hoards, Small Change and the Origin of Coinage”. Journal of Hellenic Studies, 1964: 78-91. Lacroix, L. Monnaies et colonisation dans l’occident grec. Bruxelas: Palais des Académies, 1965. Marques, M. G. Introdução à Numismática. Lisboa, Dom Quixote, 1974. |
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Carga Horária: |
24 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos |
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