Atividade

64816 - A moeda e o mundo antigo: a história de uma invenção

Período da turma: 28/04/2015 a 02/06/2015

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Descrição: CURSO DE EXTENSÃO:
A moeda e o mundo antigo: a história de uma invenção

Docente ministrante: Profa. Dra. Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos
Docente responsável: Profa. Dra. Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos

OBJETIVOS
Neste curso pretendemos abordar as origens da moeda no Oriente, sua difusão pelo mundo grego e Mediterrânico, e o processo de monetarização das sociedades antigas.
Igualmente, pretendemos apresentar o objeto de estudo Moeda, sua metodologia de trabalho dentro da Numismática, e as possibilidades de investigação de cunhagens e emissões monetárias na Antiguidade.
Dada às características quantitativas e qualitativas desses vestígios, destacaremos o potencial informativo e interpretativo das pesquisas na área tanto para a Arqueologia em geral quanto para outras ciências humanas, como História e Antropologia.
Apresentaremos o desenvolvimento teórico-metodológico da Numismática enquanto área específica de pesquisa arqueológica, seu surgimento e sua produção historiográfica.
Apresentaremos a relação entre teoria e método nos estudos monetários que perpassa as diversas etapas de pesquisa desde a evidenciação dos vestígios à sua análise e interpretação.
Promover o diálogo entre as diversas áreas geográfico-culturais da Arqueologia a partir de questões universais trabalhadas nos estudos monetários.
Forneceremos aos alunos subsídios para a compreensão da Numismática e dos vestígios monetários.

JUSTIFICATIVA
Com esta proposta, visamos dar sequência à proposta, dentro do MAE, de divulgação do conhecimento arqueológico por meio de cursos abertos a um público mais amplo. A moeda é fonte de informação ampla e transversal, seus estudos cobrem o espectro social, de questões econômicas à políticas, passando pelo social, cultural e religioso. Na Antiguidade, é preciso lembrar, estes “compartimentos” sociais encontravam-se imbricados uns nos outros. A moeda, neste sentido, é um raro documento destas relações complexas. Dado o enfoque teórico-metodológico, este curso é dirigido a todos os interessados em arqueologia.

PÚBLICO-ALVO: Graduandos das áreas de Ciências Humanas em geral e de Economia, professores do ensino médio e fundamental, interessados em geral.

NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS: 35
PERÍODO E HORÁRIO DE REALIZAÇÃO DO CURSO: Às terças-feiras, de 28 de abril a 02 de junho de 2015, das 19:00 às 23:00h.

CARGA HORÁRIA
24 horas (1 aula semanal de 4 horas de duração num total de 6 semanas)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1a aula – 28 de abril de 2015 – Introdução: objetos pré-monetários
Aula expositiva apresentando aspectos antropológicos e sociológicos relacionados à moeda e ao desenvolvimento de sistemas de mensuração de valor. Apresentação e de finição de objetos pré-monetários.

2a aula – 05 de maio de 2015 – Origem da moeda
Aula expositiva apresentando as evidências arqueológicas e as informações textuais sobre o surgimento e a invenção da moeda no Mundo Antigo.

3a aula – 12 de maio de 2015 – Numismática: metodologia de análise da moeda
Aula expositiva apresentando as metodologias de análise do documento moeda, das séries, emissões e cunhagens.

4a aula – 19 de maio de 2015 – Templos: os primeiros bancos
Aula expositiva apresentando o importante papel desempenhado pelos templos no mundo antigo enquanto repositórios de riquezas e articuladores de grandes empreitadas político-econômicas.

5a aula – 26 de maio de 2015 – Legislação monetária: estudo de caso ateniense
Aula na qual trabalhar-se-á, junto com os alunos a leitura e interpretação de um documento monetário específico, uma lei ateniense sobre a circulação monetária na cidade.

6a aula – 02 de junho de 2015 – A força de uma imagem: a iconografia.
Aula expositiva apresentando alguns estudos de caso do Mediterrâneo Antigo de análise inconográfica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Brooke, C. N. L.; Stuwart, B. H. I. H.; Polard, J. G.; Volk, T. R. (eds.) Studies in Numismatic Method Presented to Philip Grierson. New York: Cambridge University Press, 1983.

Clain-Stefanelli, E. E. Numismatics, an Ancient Science. A Survey of its History, Washington, The Museum of History and Technology: paper 32, 1965.

Coimbra, A. da V. Noções de Numismática. I. Numismática geral, São Paulo, Coleção da “Revista de História” XI, 1957.

Costilhes, A. J. O que é Numismática, São Paulo, Brasiliense, Coleção Primeiros Passos n.147, 1985.

Frére, H. Numismática. Uma introdução aos métodos e à classificação, São Paulo-Louvain, 1984.

Florenzano, M. B. B. “Cunhagens e circulação monetária na Antiguidade Clássica: o testemunho dos teseouros monetários”. Dédalo, 26, 1988: 139-47.

Giard, J. -B. “La numismatique, source de l’histoire de l’art e de l’histoire des idées”. NAC Quad. Tic., 10, 1981: 21-9.

Hackens, T. Numismatique Antique. Problèmes et méthodes. Louvain/Nancy, 1975.

Jenkins, G. K. Ancient Greek Coins. Fribourg: Office du Livre, 1972.
Kraay, C. H. “Hoards, Small Change and the Origin of Coinage”. Journal of Hellenic Studies, 1964: 78-91.

Lacroix, L. Monnaies et colonisation dans l’occident grec. Bruxelas: Palais des Académies, 1965.

Marques, M. G. Introdução à Numismática. Lisboa, Dom Quixote, 1974.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos


 
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