63401 - Espanhol para Graduação em Humanidades Nível III |
Período da turma: | 03/03/2015 a 25/06/2015
|
||||
|
|||||
Descrição: | I. OBJETIVOS
• Dar continuidade ao processo de aquisição/aprendizagem da língua espanhola como língua estrangeira através da exploração de um eixo temático: a história latino-americana através da cultura; bem como a partir do desenvolvimento das competências de recepção e de expressão que compreendem o processo de aquisição/aprendizagem de línguas - a saber, ouvir / ler e falar / escrever. • Dar continuidade ao processo de sensibilização do aluno diante das variedades da língua espanhola no mundo atual, como forma de desenvolver sua capacidade de compreensão e interação multi e transcultural com diferentes falantes desta língua estrangeira, sendo promovido o seu contato com a cultura e as discursividades de diversos países hispano-falantes. • Prover materialidade lingüística (aspectos fonético-fonológicos, semânticos, sintáticos e discursivos), em termos de exposição ao outro ou à outredade, que proporcione uma comunicação de nível intermediário nas competências de recepção (saber ler / ouvir) e expressão (saber escrever / falar). II. METODOLOGIA A partir sobretudo de textos literários, canções e filmes latino-americanos, mas lançando mão também de textos jornalísticos e ensaísticos e de materiais de origem diversa, cujo conteúdo sirva à reflexão e à discussão em torno ao eixo temático do curso (discriminado no próximo item), serão abordados os campos lexicais exigidos pelos textos, bem como os eixos discursivos, aspectos linguísticos e aspectos socioculturais previstos em seu programa (também discriminados no próximo item). A sistematização de tais elementos se dará através de práticas que visem à inscrição dos aprendizes na língua espanhola, propiciando a regularização da memória que caracteriza tal processo de inscrição. III. PROGRAMA RESUMIDO MÓDULOS TEMÁTICOS 1. América colonial 1.1. Discursos da conquista 1.2. Sociedades coloniais: cultura e representações 2. Movimentos de independência e Formação dos Estados Nacionais 2.1. Os discursos de independentização 2.2. Independência e Formação dos Estados Nacionais: história e representações 3. A modernização latino-americana 3.1. A passagem do século XIX ao XX 3.2. O contexto pré Guerra Fria 3.3. As ditaduras militares na 2ª metade do século XX 3.4. Anos 1980 e 1990 EIXOS DISCURSIVOS 1. Compreender textos jornalísticos, ensaísticos, acadêmico-científicos e literários; 2. Compreender cenas de filmes, canções, programas televisivos e de rádio; 3. Estabelecer relações de oposição e concessão entre situações e/ou fatos; 4. Elaborar projeções e hipóteses com respeito ao passado, ao presente e ao futuro; 5. Expressar condições; 6. Compreender e formular pedidos e ordens; 7. Expressar opinião pessoal; 8. Organizar o discurso de maneira coesa e coerente. ASPECTOS LINGUÍSTICOS 1. Fonéticos 1.1. Pronúncia das vogais; 1.2. Pronúncia das consoantes; 1.3. Seseo versus oposição s e z/c, yeísmo versus oposição y e ll, aspiração do s. 2. Sintáticos 2.1. Revisão: Presente, Pretéritos e Futuro Imperfecto do Modo Indicativo; 2.2. Futuro Perfecto, Condicional e Condicional Compuesto do Modo Indicativo; 2.3. Presente, Pretérito Perfecto, Imperfecto e Pluscuamperfecto do Modo Subjuntivo; 2.4. Imperativo Afirmativo e Negativo; 2.5. Operadores condicionais: si, como, de; 2.6. Operadores adversativos e concessivos: sin embargo, mientras que, aunque, aun, pese a. CAMPOS LEXICAIS 1. Vestimentas; 2. Partes do corpo; 3. Animais; 4. ???? ASPECTOS SOCIOCULTURAIS 1. O tuteo, o voseo e o uso de usted 2. O uso de vosotros e ustedes IV. INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados através de: duas atividades de avaliação parcial, uma escrita e uma oral, e uma avaliação final, que inclui uma parte escrita e uma parte oral. A nota final mínima exigida para conclusão do curso é 7,0. V. CARGA HORÁRIA E FREQUÊNCIA A carga horária toral do curso é de 45 horas. No entanto, desse total, 30 horas serão cumpridas em sala de aula e 15 correspondem a horas/trabalho, que serão cumpridas através da realização de: i) atividades de leitura e estudo guiado; e ii) atividades de preparação para a avaliação parcial escrita e oral. A frequência mínima exigida para conclusão do curso é de 85%. VI. MATERIAL DIDÁTICO Ao longo do curso, serão utilizados os seguintes materiais: • uma apostila, elaborada e distribuída aos alunos pela professora responsável; e • o livro Gramática y práctica de español para brasileños, organizado por Adrián Fanjul (São Paulo: Santillana/Moderna, 2005), que deverá ser adquirido previamente pelos alunos. VII. INSTRUMENTOS DE CONSULTA Recomendam-se os seguintes instrumentos de consulta: 1. Dicionários Bilíngues Fernández, G. & Flavián, E. Mini-dicionário espanhol - português / português - espanhol. São Paulo: Ática. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario de Uso Bilingüe. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. González, N.M. & Moreno, F. Diccionario Esencial. Español – portugués / portugués – español. Madri: Arco/Libros. Señas. São Paulo: Martins Fontes. www.wordreference.com 2. Dicionários Monolíngues Clave - Diccionario de uso del español actual: http://clave.librosvivos.net/ Diccionario Clarín.com: http://www.clarin.com/diccionario Diccionario de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es Diccionario del Español de México: http://dem.colmex.mx/ www.elmundo.es/diccionarios 3. Dicionário de verbos González Hermoso, A. Conjugar es fácil. Madri: Edelsa. |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Larissa Fostinone Locoselli |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |