Atividade

60267 - Práticas de Leitura e Escrita em Português Língua Estrangeira

Período da turma: 04/11/2014 a 20/11/2014

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA EM PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE-PLE)
OBJETIVOS

• orientar os participantes na produção de leitura e escrita de textos opinativos curtos
PÚBLICO-ALVO (15 VAGAS: COMUNIDADE USP E PÚBLICO EXTERNO)
• estrangeiros com ensino superior completo ou incompleto
CONTEÚDO
• elementos de ordem gramatical presentes nos textos opinativos (colocação pronominal, concordância, correlação verbal e pontuação, dentre outros)
• elementos de ordem lexical presentes nos textos opinativos (impropriedade vocabular, uso de termos técnicos, uso de pronomes demonstrativos, dentre outros)
• elementos de ordem discursiva presentes nos textos opinativos (ambiguidade, contradição, falta de paralelismo, redundância, dentre outros)
• estrutura do texto opinativo curto (artigo com argumentação a partir de uma afirmação de caráter geral)
MATERIAL DIDÁTICO
• dois textos produzidos por cada participante escritos à mão (entregues na 3ª e na 7ª aulas)
• apostila com: (a) dois textos para estudo e exercícios, e (b) sistematização de conteúdo gramatical (entregue na 2ª aula)
PLANEJAMENTO
• estabelecimento da terminologia gramatical a ser usada no curso (1ª aula)
• exploração de texto com discussão dos elementos de ordem gramatical, lexical e discursiva encontrados no texto, bem como de sua estrutura, com sistematização dos principais pontos gramaticais (2ª, 3ª e 4ª aulas)
• discussão dos problemas (de ordem gramatical, lexical, discursiva e estrutural) encontrados nos textos dos participantes, com sistematização dos principais pontos gramaticais (5ª aula)
• exploração de texto com discussão dos elementos de ordem gramatical, lexical e discursiva encontrados no texto, bem como de sua estrutura, com sistematização dos principais pontos gramaticais (6ª, 7ª e 8ª aulas)
• discussão dos problemas (de ordem gramatical, lexical, discursiva e estrutural) encontrados nos textos dos participantes, com sistematização dos principais pontos gramaticais (9ª aula)
CRITÉRIOS CONJUNTOS PARA APROVAÇÃO
• frequência mínima de 85%, com presença obrigatória na entrevista e na 1ª aula, com possibilidade de reposição de falta (no máximo duas) com a entrega dos exercícios
• apresentação efetiva dos dois textos

BIBLIOGRAFIA
CUNHA, C. E CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio: Nova Fronteira, 1985.
Guia da reforma ortográfica (organizado pelo Museu da Língua Portuguesa e FMU) . Acesso em 20/03/14, 10:00.
HOUAISS, A.; VILLAR, m. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Objetiva, 2001.
Vocabulário ortográfico da língua portuguesa (VOLP) . Acesso em 20/03/14, 10:00

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 15
 
Ministrantes: Paola de Souza Mandalá


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP