Atividade

47637 - NPT - Produção de Conteúdo

Período da turma: 24/02/2013 a 14/09/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EAD0201 : Direito Intelectual na Internet

Dia da Semana: Seg a Sabado

Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento
O curso tem com objetivo discutir o reconhecimento do direito de autoria e seus impactos na produção, compartilhamento e gestão do material didático em cursos na modalidade de EaD.

Ementa:

Programa itemizado:
• Histórico da proteção aos autores e aos titulares de direitos conexos
• Fundamentos Constitucionais da proteção à criação intelectual
• A proteção aos Direitos Intelectuais como cláusula pétrea da Constituição Federal
• A autoria e o direito exclusivo de utilização da obra ;
• A proteção às participações individuais em obras coletivas ;
• Direitos Conexos e Direito de Arena ;
• Fiscalização do Aproveitamento Econômico da Obra ;
• Concepções Fundamentais
• Natureza Jurídica dos Direitos de Autor
• Interpretação dos Negócios Jurídicos que versem sobre Direitos de Autor
• Classificação das Obras
• Obras Protegidas pelo Direito de Autor
• Autoria das Obras Intelectuais
• Direitos Morais do Autor
• Direitos Patrimoniais do Autor
• Registro das Obras Intelectuais - proteção do autor desde a criação da obra
• Transferência dos Direitos de Autor
• Utilização de Obras Intelectuais e dos Fonogramas
• Contrato de Edição
• Cessão, Concessão e Licenciamento nos direitos autorais
• Comunicação ao Público
• Direitos Conexos
• Sanções às violações dos Direitos Autorais (Civis, Administrativas e Penais)

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
AFONSO, Otávio . Direito Autoral : conceitos essenciais . Barueri : Manole / Instituto Pensarte, 2009.
ARAÚJO, Edmir Netto de . Proteção Judicial do Direito de Autor . São Paulo : Ltr, 1999.
ASCENSÃO, José de Oliveira . Direito Autoral . 2a ed. . Rio de Janeiro : Renovar, 1997.
_____ . Direito da Internet e da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Forense, 2002.
BITTAR, Carlos Alberto . A Lei de Direitos Autorais na Jurisprudência . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1988.
_____ . Contornos Atuais do Direito do Autor . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1992.
____ . Direito de Autor . 3a ed. revista, ampliada e atualizada conforme a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 por Eduardo Carlos Bianca Bittar . Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2000.
_____ . Direito de Autor na obra feita sob encomenda . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1977.
_____ . Direito de autor na obra publicitária . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1981.
_____ . O Direito Civil na Constituição de 1988 . 2a ed. . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1991.
_____ . O Direito de Autor nos meios modernos de Comunicação . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1989.
_____ . Teoria Geral do Direito Civil . Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1991.
BITTAR, Eduardo Carlos Bianca . O Direito na Pós-Modernidade . Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2005.
CARBONI, Guilherme . Função Social do Direito de Autor . Curitiba : Juruá, 2006.
_____ . O Direito de Autor na multimídia . São Paulo : Quartier Latin, 2003.
CHAVES, Antonio . Direito de Autor : Princípios Fundamentais . Rio de Janeiro : Forense, 1987.
CHINELLATO, Silmara Juny de Abreu. Direito de autor e direitos da personalidade: reflexões à luz do Código Civil. São Paulo. 2009. Tese (Concurso para Professor Titular ) – Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
______. Direito autoral e direito de arena. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 4, p. 79-96, out./dez. 2000.
______. Direito de arena, direito de autor e direito à imagem. In: Eduardo Carlos Bittar ; Silmara Juny Chinellato (Coords.). Estudos de direito de autor, direito da personalidade, direito do consumidor e danos morais: homenagem a Carlos Alberto Bittar. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. p. 3-24.
______. Futebol, arte e direito de arena. In: PIMENTA, Eduardo Salles (Coord.). Direitos autorais: estudos em homenagem a Otávio Afonso dos Santos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. p. 335-340.
DE MATTIA, Fábio Maria . Estudos de Direito de Autor . São Paulo : Saraiva, 1975.
GANDELMAN, Henrique . De Gutemberg à Internet : Direitos Autorais na Era Digital . 4a ed. . São Paulo : Record, 2001.
_____ . O que você precisa saber sobre Direitos Autorais . São Paulo : Senac, 2004.
LEONARDI, Marcel . Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet . São Paulo : Juarez de Oliveira, 2005.
LÉVY, Pierre. Cibercultura . tradução de Carlos Irineu da Costa . São Paulo: 34, 1999.
MORAES, Walter . Artistas, intérpretes e executantes . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1976.
_____ . Questões de Direito de Autor . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1977.
MORATO, Antonio Carlos . Aspectos convergentes e divergentes entre a proteção ao consumidor e aos autores e titulares de direitos conexos. In: Renan Lotufo ; Fernando Rodrigues Martins. (Org.). 20 anos do Código de Defesa do Consumidor : conquistas, desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011, v. , p. 403-437.
_____. Direito de Autor em Obra Coletiva . São Paulo : Saraiva, 2007.
NETTO, José Carlos Costa . Direito Autoral no Brasil . 2ª ed. . São Paulo : FTD, 2008
OLIVER, Paulo . Direitos autorais na obra literária ; frente a Lei n. 9.610/98 . Belo Horizonte : Del Rey, 2004.
_____ . Direito Autoral, Fotografia, Imagem . São Paulo : Letras & Letras, 1991.
PONTES, Hildebrando . Os contratos de cessão de Direitos Autorais e as licenças virtuais creative commons . 2ª ed. . Belo Horizonte : Del Rey, 2009.
SANTOS, Manuella . Direito autoral na era digital . São Paulo : Saraiva, 2009.



EAD0201 - Desenho Educacional

Dia da Semana: Seg a Sabado
Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento
O objetivo desta disciplina é introduzir o aluno aos conceitos básicos de Design Educacional para o desenvolvimento de cursos na modalidade EaD.

Programa itemizado:

Fundamentos do Design Educacional
Teorias de Aprendizagem
Tecnologia da Informação
Modelos de Design Educacional
Analise Educacional
Contexto
Aprendiz
Atividades
Aprendizado
Estratégias Educacionais e Ferramentas Instrucionais
Avaliação e Assesment
Formativa e Somativa

Metodologia:
Aulas práticas online com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Haverá atividades individuais e coletivas com suporte da tutoria.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
Filatro, A. Design Instrucional na prática, Pearson, 2008
Silva, R.S. Moodle para autores e Tutores, Novatec, 2010
Horton, W. E-learning by Design, Pfeiffer, 2006
Smith,P.L; Racan, T.J, Instructional Design, Wiley Jossey-Basss Education, 2005
Rothwell, W.J.; Kazanas, H.C. Mastering the instructional design Process, Pfeiffer, 2008



EAD0203: Produção de Conteúdo: Autoria
Dia da Semana: Seg a Sabado
Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento

Serão abordados as teorias e fundamentações que suportam a produção de conteúdo para curso online

Programa itemizado:
Características dos textos para EAD.
Tipologia e roteirização de links em textos online.
Escrita em camadas (Níveis de conteúdo e suas fragmentações ou lexias).
Seleção e Adaptação de textos para EAD.
Do texto sequencial ao (hiper) texto aberto, interativo e participativo.
Potencialidades dos recursos tecnológicos disponíveis para elaboração de atividades interativas.

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
ALAVA, Seraphin et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
GAGGI, Silvio. From text to hypertext.Decentering the subject in fiction, film, the visual arts, and electronic media. Philadelphia: Pennsylvania Univ.Ed, 1998.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiros para as Novas mídias: do game à TV Interativa. São Paulo: Ed Senac, 2003.
MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003.


EAD0204 - Ambientes Virtuais e Novas tecnologias


Dia da Semana: Seg a Sabado
Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento
Os alunos terão acesso a diversas tecnologias de aprendizagem que podem ser incorporadas nos ambientes virtuais de aprendizagem. O seu uso alinhado com o prodjeto pedagógico permite um melhor aproveitamento por parte dos alunos.
Ementa:
Programa itemizado:
Tecnologias interativas em EAD.
Ambientes virtuais bidimensionais e tridimensionais;
Imersão, interatividade e presença. Cultura da convergência.
Jogos digitais;
Realidade Virtual e Aumentada;
Seleção e análise de mídias digitais para uso em situações de ensino.
Futuro das tecnologias para educação online.

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
TORI, R. Educação sem distância: As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Ed. SENAC/São Paulo, 2009.
VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação. São Paulo: Novatec Editora, 2008. 282 p.
TORI, R. Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada. Revista Infodesign. 2009. Disponível em: http://www.infodesign.org.br/conteudo/artigos/390/ing/54976_1.pdf.
TORI, R.;KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. A. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006. Disponível em: http://romerotori.org/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf


EAD0205 - Edutainment

Dia da Semana: Seg a Sabado
Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h
Detalhamento
O Obejtivo desta disciplina é discutir os impactos dos jogos em diversas variávies educaionais com exemplos práticos que podem ser incorporados no processo de ensino e aprendizagem.

Programa itemizado:
Conceitos e teorias sobre jogos na educação
Design e produção de games educacionais
Experiências no Brasil e no Exterior
O cenário no Brasil
O Futuro do jogos na educação
Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
Mattar,J., Games em educação: como os nativos digitais aprendem , Prentioce Hall Brasil, 209, 208 p.
Mendes,C.L. Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação , Papirus Editora, 2006, 160p.
Alves, Lynn. Game over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005


EAD0206 - Design Universal e Tecnologias Assistivas

Dia da Semana: Seg a Sabado
Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento
O design universal tem como objetivo maximizar o aprendizado de todos alunos por meio da aplicação de conceitos de DU. O DU propõe princípios para o desenvolvimento de cursos que atenda todas as pessoas sem a necessidade de adaptação específica. Serão também abordados e discutidas as soluções existentes para o desenvolvimento de cursos para alunos com necessidades específicas.

Ementa:
Programa itemizado:
Conceitos de DU
Princípios de DU
Implementações dos conceitos de DU em cursos EaD
Tecnologias Assistivas

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
Applications of Universal Design - http://www.washington.edu/doit/Resources/udesign.html
The Center for Universal Design in Education - http://www.washington.edu/doit/CUDE/
Pliner, S., & Johnson, J. (2004). Historical, theoretical, and foundational principles of universal design in higher education. Equity of Excellence in Education, 37, 105-113.
Scott, S., McGuire, J., & Shaw, S. (2003). Universal design for instruction: A new paradigm for adult instruction in postsecondary education. Remedial and Special Education, 24(6), 369-379.
Silver, P., Bourke, A., & Strehorn, K. C. (1998). Universal instructional design in higher education: An approach for inclusion. Equity & Excellence in Education, 31(2), 47-51.

Carga Horária:

246 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Antonio Carlos Morato
Edméa Oliveira dos Santos
Elisa Tomoe Moriya Schlunzen
João Augusto Mattar Neto
José Manuel Moran Costas
Klaus Schlünzen Junior
Romero Tori


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP