47637 - NPT - Produção de Conteúdo |
Período da turma: | 24/02/2013 a 14/09/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | EAD0201 : Direito Intelectual na Internet
Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento O curso tem com objetivo discutir o reconhecimento do direito de autoria e seus impactos na produção, compartilhamento e gestão do material didático em cursos na modalidade de EaD. Ementa: Programa itemizado: • Histórico da proteção aos autores e aos titulares de direitos conexos • Fundamentos Constitucionais da proteção à criação intelectual • A proteção aos Direitos Intelectuais como cláusula pétrea da Constituição Federal • A autoria e o direito exclusivo de utilização da obra ; • A proteção às participações individuais em obras coletivas ; • Direitos Conexos e Direito de Arena ; • Fiscalização do Aproveitamento Econômico da Obra ; • Concepções Fundamentais • Natureza Jurídica dos Direitos de Autor • Interpretação dos Negócios Jurídicos que versem sobre Direitos de Autor • Classificação das Obras • Obras Protegidas pelo Direito de Autor • Autoria das Obras Intelectuais • Direitos Morais do Autor • Direitos Patrimoniais do Autor • Registro das Obras Intelectuais - proteção do autor desde a criação da obra • Transferência dos Direitos de Autor • Utilização de Obras Intelectuais e dos Fonogramas • Contrato de Edição • Cessão, Concessão e Licenciamento nos direitos autorais • Comunicação ao Público • Direitos Conexos • Sanções às violações dos Direitos Autorais (Civis, Administrativas e Penais) Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: AFONSO, Otávio . Direito Autoral : conceitos essenciais . Barueri : Manole / Instituto Pensarte, 2009. ARAÚJO, Edmir Netto de . Proteção Judicial do Direito de Autor . São Paulo : Ltr, 1999. ASCENSÃO, José de Oliveira . Direito Autoral . 2a ed. . Rio de Janeiro : Renovar, 1997. _____ . Direito da Internet e da Sociedade da Informação. Rio de Janeiro: Forense, 2002. BITTAR, Carlos Alberto . A Lei de Direitos Autorais na Jurisprudência . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1988. _____ . Contornos Atuais do Direito do Autor . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1992. ____ . Direito de Autor . 3a ed. revista, ampliada e atualizada conforme a Lei 9.610, de 19 de fevereiro de 1998 por Eduardo Carlos Bianca Bittar . Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2000. _____ . Direito de Autor na obra feita sob encomenda . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1977. _____ . Direito de autor na obra publicitária . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1981. _____ . O Direito Civil na Constituição de 1988 . 2a ed. . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1991. _____ . O Direito de Autor nos meios modernos de Comunicação . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1989. _____ . Teoria Geral do Direito Civil . Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1991. BITTAR, Eduardo Carlos Bianca . O Direito na Pós-Modernidade . Rio de Janeiro : Forense Universitária, 2005. CARBONI, Guilherme . Função Social do Direito de Autor . Curitiba : Juruá, 2006. _____ . O Direito de Autor na multimídia . São Paulo : Quartier Latin, 2003. CHAVES, Antonio . Direito de Autor : Princípios Fundamentais . Rio de Janeiro : Forense, 1987. CHINELLATO, Silmara Juny de Abreu. Direito de autor e direitos da personalidade: reflexões à luz do Código Civil. São Paulo. 2009. Tese (Concurso para Professor Titular ) – Faculdade de Direito - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. ______. Direito autoral e direito de arena. Revista Trimestral de Direito Civil, Rio de Janeiro, v. 4, p. 79-96, out./dez. 2000. ______. Direito de arena, direito de autor e direito à imagem. In: Eduardo Carlos Bittar ; Silmara Juny Chinellato (Coords.). Estudos de direito de autor, direito da personalidade, direito do consumidor e danos morais: homenagem a Carlos Alberto Bittar. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002. p. 3-24. ______. Futebol, arte e direito de arena. In: PIMENTA, Eduardo Salles (Coord.). Direitos autorais: estudos em homenagem a Otávio Afonso dos Santos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. p. 335-340. DE MATTIA, Fábio Maria . Estudos de Direito de Autor . São Paulo : Saraiva, 1975. GANDELMAN, Henrique . De Gutemberg à Internet : Direitos Autorais na Era Digital . 4a ed. . São Paulo : Record, 2001. _____ . O que você precisa saber sobre Direitos Autorais . São Paulo : Senac, 2004. LEONARDI, Marcel . Responsabilidade Civil dos Provedores de Serviços de Internet . São Paulo : Juarez de Oliveira, 2005. LÉVY, Pierre. Cibercultura . tradução de Carlos Irineu da Costa . São Paulo: 34, 1999. MORAES, Walter . Artistas, intérpretes e executantes . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1976. _____ . Questões de Direito de Autor . São Paulo : Revista dos Tribunais, 1977. MORATO, Antonio Carlos . Aspectos convergentes e divergentes entre a proteção ao consumidor e aos autores e titulares de direitos conexos. In: Renan Lotufo ; Fernando Rodrigues Martins. (Org.). 20 anos do Código de Defesa do Consumidor : conquistas, desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011, v. , p. 403-437. _____. Direito de Autor em Obra Coletiva . São Paulo : Saraiva, 2007. NETTO, José Carlos Costa . Direito Autoral no Brasil . 2ª ed. . São Paulo : FTD, 2008 OLIVER, Paulo . Direitos autorais na obra literária ; frente a Lei n. 9.610/98 . Belo Horizonte : Del Rey, 2004. _____ . Direito Autoral, Fotografia, Imagem . São Paulo : Letras & Letras, 1991. PONTES, Hildebrando . Os contratos de cessão de Direitos Autorais e as licenças virtuais creative commons . 2ª ed. . Belo Horizonte : Del Rey, 2009. SANTOS, Manuella . Direito autoral na era digital . São Paulo : Saraiva, 2009. EAD0201 - Desenho Educacional Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento O objetivo desta disciplina é introduzir o aluno aos conceitos básicos de Design Educacional para o desenvolvimento de cursos na modalidade EaD. Programa itemizado: Fundamentos do Design Educacional Teorias de Aprendizagem Tecnologia da Informação Modelos de Design Educacional Analise Educacional Contexto Aprendiz Atividades Aprendizado Estratégias Educacionais e Ferramentas Instrucionais Avaliação e Assesment Formativa e Somativa Metodologia: Aulas práticas online com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Haverá atividades individuais e coletivas com suporte da tutoria. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: Filatro, A. Design Instrucional na prática, Pearson, 2008 Silva, R.S. Moodle para autores e Tutores, Novatec, 2010 Horton, W. E-learning by Design, Pfeiffer, 2006 Smith,P.L; Racan, T.J, Instructional Design, Wiley Jossey-Basss Education, 2005 Rothwell, W.J.; Kazanas, H.C. Mastering the instructional design Process, Pfeiffer, 2008 EAD0203: Produção de Conteúdo: Autoria Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento Serão abordados as teorias e fundamentações que suportam a produção de conteúdo para curso online Programa itemizado: Características dos textos para EAD. Tipologia e roteirização de links em textos online. Escrita em camadas (Níveis de conteúdo e suas fragmentações ou lexias). Seleção e Adaptação de textos para EAD. Do texto sequencial ao (hiper) texto aberto, interativo e participativo. Potencialidades dos recursos tecnológicos disponíveis para elaboração de atividades interativas. Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: ALAVA, Seraphin et al. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais. Porto Alegre: ARTMED, 2002. GAGGI, Silvio. From text to hypertext.Decentering the subject in fiction, film, the visual arts, and electronic media. Philadelphia: Pennsylvania Univ.Ed, 1998. GOSCIOLA, Vicente. Roteiros para as Novas mídias: do game à TV Interativa. São Paulo: Ed Senac, 2003. MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003. EAD0204 - Ambientes Virtuais e Novas tecnologias Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento Os alunos terão acesso a diversas tecnologias de aprendizagem que podem ser incorporadas nos ambientes virtuais de aprendizagem. O seu uso alinhado com o prodjeto pedagógico permite um melhor aproveitamento por parte dos alunos. Ementa: Programa itemizado: Tecnologias interativas em EAD. Ambientes virtuais bidimensionais e tridimensionais; Imersão, interatividade e presença. Cultura da convergência. Jogos digitais; Realidade Virtual e Aumentada; Seleção e análise de mídias digitais para uso em situações de ensino. Futuro das tecnologias para educação online. Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: TORI, R. Educação sem distância: As tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Ed. SENAC/São Paulo, 2009. VALENTE, C.; MATTAR, J. Second Life e Web 2.0 na educação. São Paulo: Novatec Editora, 2008. 282 p. TORI, R. Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada. Revista Infodesign. 2009. Disponível em: http://www.infodesign.org.br/conteudo/artigos/390/ing/54976_1.pdf. TORI, R.;KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. A. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Porto Alegre: SBC, 2006. Disponível em: http://romerotori.org/Fundamentos_e_Tecnologia_de_Realidade_Virtual_e_Aumentada-v22-11-06.pdf EAD0205 - Edutainment Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento O Obejtivo desta disciplina é discutir os impactos dos jogos em diversas variávies educaionais com exemplos práticos que podem ser incorporados no processo de ensino e aprendizagem. Programa itemizado: Conceitos e teorias sobre jogos na educação Design e produção de games educacionais Experiências no Brasil e no Exterior O cenário no Brasil O Futuro do jogos na educação Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: Mattar,J., Games em educação: como os nativos digitais aprendem , Prentioce Hall Brasil, 209, 208 p. Mendes,C.L. Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação , Papirus Editora, 2006, 160p. Alves, Lynn. Game over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005 EAD0206 - Design Universal e Tecnologias Assistivas Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento O design universal tem como objetivo maximizar o aprendizado de todos alunos por meio da aplicação de conceitos de DU. O DU propõe princípios para o desenvolvimento de cursos que atenda todas as pessoas sem a necessidade de adaptação específica. Serão também abordados e discutidas as soluções existentes para o desenvolvimento de cursos para alunos com necessidades específicas. Ementa: Programa itemizado: Conceitos de DU Princípios de DU Implementações dos conceitos de DU em cursos EaD Tecnologias Assistivas Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: Applications of Universal Design - http://www.washington.edu/doit/Resources/udesign.html The Center for Universal Design in Education - http://www.washington.edu/doit/CUDE/ Pliner, S., & Johnson, J. (2004). Historical, theoretical, and foundational principles of universal design in higher education. Equity of Excellence in Education, 37, 105-113. Scott, S., McGuire, J., & Shaw, S. (2003). Universal design for instruction: A new paradigm for adult instruction in postsecondary education. Remedial and Special Education, 24(6), 369-379. Silver, P., Bourke, A., & Strehorn, K. C. (1998). Universal instructional design in higher education: An approach for inclusion. Equity & Excellence in Education, 31(2), 47-51. |
||||
Carga Horária: |
246 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Antonio Carlos Morato Edméa Oliveira dos Santos Elisa Tomoe Moriya Schlunzen João Augusto Mattar Neto José Manuel Moran Costas Klaus Schlünzen Junior Romero Tori |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |