Atividade

47636 - NPT - Projeto EaD

Período da turma: 15/10/2012 a 23/02/2013

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EAD0101 - Introdução ao Ambiente de Aprendizagem
Dia da Semana: Segunda a Sábado

Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 5:00 h
Atividades a distância supervisionadas 5:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 11:00 h

Detalhamento

Ementa: O objetivo desta disciplina é capacitar o aluno em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem a ser utilizado neste curso é o Moodle®. O mesmo poderá ser utilizado como suporte a cursos virtuais, bem como suporte a cursos híbridos.
Discutir o comportamento e participação no AVA. Netiqueta. Apresentar algumas reflexões sobre o mundo digital.

Programa itemizado:
· Identificação pessoal;
· Entendendo os diversos formatos de conteúdo do curso;
· Avaliações pontuais usando a Enquete;
· Entrega da tarefa ao professor usando arquivos do tipo word/excel/PowerPoint;
· Interagindo com os colegas e professor/tutor usando o Chat;
· Trabalhando em equipe usando o Fórum;
· Trabalhando em equipe usando o Wiki;
· Avaliações (provas) do curso;
· Como verificar retorno dos professores referente às minhas atividades do curso;
· Pesquisa de Opinião.
· Netiqueta
· Mundo digital

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
Moodle: Manual do aluno. Desenvolvido pela equipe de desenvolvimento do curso.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002.
______. On a new community concept: social networks, personal communities, collective intelligence. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.17, p.235-48, mar/ago 2005.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, Vol. 1, São Paulo, Editora 34, 1995.
ERCILIA, Maria. A internet. São Paulo: Publifolha, 2000.
GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003.
JUKES, Ian; MACCAIN, Ted; CROCKETT, Lee. Understanding the digital generation, British Columbia, Canada, 2010
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999.
______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3ed. São Paulo: Loyola, 2000.
MEDINA, John. Brain rules, Pear Press, 2008.
SILVA, Marco. Educação online: cenário, formação, e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010.
http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/uploadAddress/Texto_1_GFAL[48727].pdf [acessado em 24/11/2011]
http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html
http://www.safernet.org.br/site/prevencao/glossarios/netiqueta


EAD0102 - Política pública e legislação
Dia da Semana: Seg a Sabado

Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento

Ementa: A disciplina visa trabalhar com documentos públicos sobre a política do Ministério da Educação (MEC) para a Educação a Distância (EAD) como os Referenciais de qualidade, instrumento de avaliação de cursos superiores a distância, PDI, PPI, PGEAD. Analisar a legislação vigente sobre EAD, credenciamento, autorização de curso. Projeto de Gestão em EAD.

Programa itemizado:
· Legislação de EAD
· Documentos oficiais do MEC para EAD
· Projeto de Gestão em EAD
· Projeto de credenciamento
· Estado da arte da EAD no Brasil

Metodologia: Vídeo aulas, material disponível no AVA, atividades online.
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
1. Legislação de EAD http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=865&catid=193%3Aseed-educacao-a-distancia&id=12778%3Alegislacao-de-educacao-a-distancia&option=com_content&view=article
2. Credenciamento http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12467&Itemid=880
3. PDI http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html
4. LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
5. LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (orgs.). Educação a Distância: o estado da arte vol. 2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011.
6. BRASIL. MEC. UNIVERSIDADE ABERTA. O que é a UAB. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/ (Acesso em julho/2011)

EAD0103 - Modelos Educacionais
Dia da Semana: Seg a Sabado

Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento

Ementa: Teorias e abordagens pedagógicas que orientam o planejamento de cursos a distância. Teorias da aprendizagem de adultos. Novas metodologias para EAD.

Programa itemizado:
· Andragogia
· Aprendizagem online
· Teorias educacionais para EAD
· Metodologias e estratégias para EAD

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
CARVALHO, J. Redes e comunidades. Ensino-aprendizagem pela internet. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.
OLIVEIRA, Elsa Guimarães de. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
EAD0104 - Planejamento e Gestão de Projetos
Dia da Semana: Seg a Sabado

Período: 8:00 às 22:00
Carga Horária Ministrada:
Atividades presenciais ministradas 1:00 h
Atividades a distância ministradas 30:00 h
Atividades a distância supervisionadas 10:00 h
Carga Horária Ministrada Não Ministrada:
Outros 00:00 h
Total não ministrado 00:00 h
Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h

Detalhamento

Ementa:
O Objetivo desta disciplina é alinhar com as melhores práticas de gestão de projetos educacionais de tal forma a capacitar o aluno a planejar, executar e concluir projetos dentro do orçamento, prazo e qualidade esperada.

Programa itemizado:
· Concepção e fases de um Projeto Educacional
· Legislação EaD
· Planejamento do Projeto
· Formação de equipe de Projetos
· Usando software para gestão
· Tecnicas de planejamento, acompanhamento e execução de projetos
· Reconhecendo talentos para formação da equipe
· Estrutura, Recursos e Responsabilidades
· Execução e Controle do Projeto
· Gestão de Conflitos
· Ferramentas e Indicadores de acompanhamento da Gestão
· Relatórios de Avaliação de Projeto

Metodologia:
Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®.

Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%).

Bibliografia:
CORREA, Henrique, CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo : Atlas, 2002.
MENEZES, Luís C. de Moura. Gestão de Projetos. São Paulo: Atlas, 2003.
FERREIRA, Ernande Monteiro. Diagnóstico Organizacional para Qualidade e Produtividade. São Paulo: Qualitymark, 1995

Carga Horária:

134 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 200
 
Ministrantes: Claudio de Souza Miranda
Jose Dutra de Oliveira Neto
Maria Alice Carraturi Pereira
Vani Moreira Kenski


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP