47636 - NPT - Projeto EaD |
Período da turma: | 15/10/2012 a 23/02/2013
|
||||
|
|||||
Descrição: | EAD0101 - Introdução ao Ambiente de Aprendizagem
Dia da Semana: Segunda a Sábado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 5:00 h Atividades a distância supervisionadas 5:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 11:00 h Detalhamento Ementa: O objetivo desta disciplina é capacitar o aluno em relação ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. O ambiente virtual de aprendizagem a ser utilizado neste curso é o Moodle®. O mesmo poderá ser utilizado como suporte a cursos virtuais, bem como suporte a cursos híbridos. Discutir o comportamento e participação no AVA. Netiqueta. Apresentar algumas reflexões sobre o mundo digital. Programa itemizado: · Identificação pessoal; · Entendendo os diversos formatos de conteúdo do curso; · Avaliações pontuais usando a Enquete; · Entrega da tarefa ao professor usando arquivos do tipo word/excel/PowerPoint; · Interagindo com os colegas e professor/tutor usando o Chat; · Trabalhando em equipe usando o Fórum; · Trabalhando em equipe usando o Wiki; · Avaliações (provas) do curso; · Como verificar retorno dos professores referente às minhas atividades do curso; · Pesquisa de Opinião. · Netiqueta · Mundo digital Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: Moodle: Manual do aluno. Desenvolvido pela equipe de desenvolvimento do curso. ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 1997. BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. ______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001. COSTA, Rogério da. A cultura digital. São Paulo: Publifolha, 2002. ______. On a new community concept: social networks, personal communities, collective intelligence. Interface - Comunic., Saúde, Educ., v.9, n.17, p.235-48, mar/ago 2005. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, Vol. 1, São Paulo, Editora 34, 1995. ERCILIA, Maria. A internet. São Paulo: Publifolha, 2000. GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte, Autêntica, 2003. JUKES, Ian; MACCAIN, Ted; CROCKETT, Lee. Understanding the digital generation, British Columbia, Canada, 2010 LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, Editora 34, 1999. ______. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3ed. São Paulo: Loyola, 2000. MEDINA, John. Brain rules, Pear Press, 2008. SILVA, Marco. Educação online: cenário, formação, e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010. http://www.fiepr.org.br/redeempresarial/uploadAddress/Texto_1_GFAL[48727].pdf [acessado em 24/11/2011] http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html http://www.safernet.org.br/site/prevencao/glossarios/netiqueta EAD0102 - Política pública e legislação Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento Ementa: A disciplina visa trabalhar com documentos públicos sobre a política do Ministério da Educação (MEC) para a Educação a Distância (EAD) como os Referenciais de qualidade, instrumento de avaliação de cursos superiores a distância, PDI, PPI, PGEAD. Analisar a legislação vigente sobre EAD, credenciamento, autorização de curso. Projeto de Gestão em EAD. Programa itemizado: · Legislação de EAD · Documentos oficiais do MEC para EAD · Projeto de Gestão em EAD · Projeto de credenciamento · Estado da arte da EAD no Brasil Metodologia: Vídeo aulas, material disponível no AVA, atividades online. Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: 1. Legislação de EAD http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=865&catid=193%3Aseed-educacao-a-distancia&id=12778%3Alegislacao-de-educacao-a-distancia&option=com_content&view=article 2. Credenciamento http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12467&Itemid=880 3. PDI http://www2.mec.gov.br/sapiens/pdi.html 4. LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. 5. LITTO, Frederic; FORMIGA, Marcos (orgs.). Educação a Distância: o estado da arte vol. 2. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2011. 6. BRASIL. MEC. UNIVERSIDADE ABERTA. O que é a UAB. Disponível em: http://www.uab.capes.gov.br/ (Acesso em julho/2011) EAD0103 - Modelos Educacionais Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento Ementa: Teorias e abordagens pedagógicas que orientam o planejamento de cursos a distância. Teorias da aprendizagem de adultos. Novas metodologias para EAD. Programa itemizado: · Andragogia · Aprendizagem online · Teorias educacionais para EAD · Metodologias e estratégias para EAD Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: CARVALHO, J. Redes e comunidades. Ensino-aprendizagem pela internet. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011. OLIVEIRA, Elsa Guimarães de. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas: Papirus, 2003. KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003. EAD0104 - Planejamento e Gestão de Projetos Dia da Semana: Seg a Sabado Período: 8:00 às 22:00 Carga Horária Ministrada: Atividades presenciais ministradas 1:00 h Atividades a distância ministradas 30:00 h Atividades a distância supervisionadas 10:00 h Carga Horária Ministrada Não Ministrada: Outros 00:00 h Total não ministrado 00:00 h Carga Horária Total da Disciplina: 41:00 h Detalhamento Ementa: O Objetivo desta disciplina é alinhar com as melhores práticas de gestão de projetos educacionais de tal forma a capacitar o aluno a planejar, executar e concluir projetos dentro do orçamento, prazo e qualidade esperada. Programa itemizado: · Concepção e fases de um Projeto Educacional · Legislação EaD · Planejamento do Projeto · Formação de equipe de Projetos · Usando software para gestão · Tecnicas de planejamento, acompanhamento e execução de projetos · Reconhecendo talentos para formação da equipe · Estrutura, Recursos e Responsabilidades · Execução e Controle do Projeto · Gestão de Conflitos · Ferramentas e Indicadores de acompanhamento da Gestão · Relatórios de Avaliação de Projeto Metodologia: Aula prática com utilização intensiva do ambiente virtual de aprendizagem Moodle®. Avaliação: Prova presencial(60%) e atividades online e presencial (40%). Bibliografia: CORREA, Henrique, CAON, Mauro. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo : Atlas, 2002. MENEZES, Luís C. de Moura. Gestão de Projetos. São Paulo: Atlas, 2003. FERREIRA, Ernande Monteiro. Diagnóstico Organizacional para Qualidade e Produtividade. São Paulo: Qualitymark, 1995 |
||||
Carga Horária: |
134 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 200 | ||||
Ministrantes: |
Claudio de Souza Miranda Jose Dutra de Oliveira Neto Maria Alice Carraturi Pereira Vani Moreira Kenski |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |