42545 - Artes Decorativas e Cultura Material em Portugal e no Brasil: Desafios de Investigação |
Período da turma: | 06/06/2011 a 10/06/2011
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Descrição: | 1.ª e 2.ª sessões
I – CONCEITOS GERAIS 1 – Conceitos gerais das Artes Decorativas 1.1. – Artes maiores, artes utilitárias e artes sumptuárias 1.2. – Artes Decorativas e Artesanato 1.3. – Artes Maiores versus Artes Menores 1.4. – Artista versus Artífice 2 – Transversalidade das Artes Decorativas: Uma leitura epocal e transepocal 3 – Classificação das Artes Decorativas 3.1. – Artes Decorativas Móveis 3.2. – Artes Decorativas de Aplicação Arquitectónica 3.3. – Artes do Ornamento Humano 4 – Perspectiva socioartística na análise das Artes Decorativas 4.1. – Concepção e execução do objecto em Artes Decorativas 4.2. – Caracterização do objecto 4.3. – Clientela e História dos objectos 5 – Uma visão sobre os estilos nas Artes Decorativas II – FONTES PARA O ESTUDO DAS ARTES DECORATIVAS EM PORTUGAL E BRASIL 2.1.– A documentação 2.1.1. - Pública 2.1.2. - Privada 2.1.3. - Eclesiástica e Institucional 2.2.– A iconografia 2.2.1. - Pintura de ambientes 2.2.2. - Retrato 2.2.3. - Gravura 2.2.4. - Fotografia 3.ª sessão PARTE II AMBIENTES DECORATIVOS EM PORTUGAL E NO BRASIL 1 – Conceito de ambiente decorativo 2 – Ambientes decorativos unitários e ecléticos 3 – Ambientes decorativos religiosos e profanos 4 – Exemplos de ambientes decorativos setecentistas 5 – Exemplos de ambientes decorativos oitocentistas e do princípio do século XX 6 – Projectos de ambientes decorativos de meados do século XX 4.ª sessão PARTE III ARTES DO MOBILIÀRIO EM PORTUGAL E NO BRASIL NOS SÉCULOS XVIII E XIX 1– Conceitos introdutórios 1.1. – Apreciação crítica das propostas de António de Aguiar 1.2. – A classificação do Instituto dos Museus e da Conservação (Portugal) 1.3. – Mobiliário civil e religioso 1.4. – Técnicas e materiais 1.5. – Fontes para o estudo do mobiliário 2– Matrizes de influência no mobiliário português e brasileiro dos séculos XVIII e XIX. 3– Mobiliário barroco 4– Mobiliário rococó 5– Mobiliário neoclássico 5.ª sessão PARTE IV OURIVESARIA DE PORTUGAL E DO BRASIL: Aspectos Introdutórios 1 – Ourivesaria, prataria, joalharia e vária 2. – Joalharia popular versus joalharia erudita 3. – Ensaiador e Contraste 3.1 – O Regimento do Ensaiador do Ouro de 1693 4. – Prataria sacra e profana 5. – Marcas de posse: monogramas, nomes, representações heráldicas 6. – Ourives do ouro, ourives da prata, lavrante da prata, cravador de pedraria e lapidário 7. – Marca de ensaiador municipal, marca da contrastaria, marco do ourives fabricante e marca (nome) da casa comercial de ourivesaria 8. – Principais centros produtores de ourivesaria em Portugal e no Brasil 9. – De aprendiz a oficial, de oficial a mestre. O ofício de ourives do ouro e ourives da prata 10. – A Confraria de Santo Elói dos Ourives do Ouro e a Confraria de Santo Elói dos Ourives da Prata 11. – Técnicas dos trabalhos de ourivesaria 12.– Fontes para o estudo da ourivesaria em Portugal e no Brasil Bibliografia de referência SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Reais jóias no Norte de Portugal. Porto: [s. n.], 1995. (Direcção) (Prefácio dos Duques de Bragança). SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A arte de Luiz Ferreira. Porto: Ipanema Park Hotel, 1996; Porto: Lello Editores, 1996. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Roteiro da Exposição 'Pratas portuguesas em Colecções Particulares’. Porto: Instituto Português de Museus, 1998. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Pratas Portuguesas em Colecções Particulares: séc. XV ao séc. XX. Porto: Livraria Civilização Editora, 1998. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Actas do I Colóquio Português de Ourivesaria. Porto: Círculo Dr. José de Figueiredo, 1999 (Coordenação). SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Os paliteiros de prata do Club Portuense. Porto: Club Portuense, 1999. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A joalharia em Portugal: 1750-1825. Porto: Livraria Civilização Editora, 1999 (Prefácio do Prof. Doutor Joaquim Jaime Ferreira-Alves). SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Pratas em colecções do Douro. Porto: Bienal da Prata de Lamego; Lello Editores, 2001. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Artes da Mesa em Portugal: do século XVIII ao século XXI. Porto: Edição de Maria João Oliveira, 2002; 2.ª ed. Porto: Livraria Civilização, 2005. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Os notariais e a História da Família. Porto: Centro de Estudos de História da Família da Universidade Moderna do Porto, D. L. 2001. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Manuel Alcino: Tradição e modernidade na Ourivesaria Portuguesa. Porto: Manuel Alcino & Filhos, 2003. Bilingue: português e inglês. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A ourivesaria da prata em Portugal e os mestres portuenses: História e sociabilidade (1750-1810). Porto: Ed. do Autor, 2004 (Prefácio do Prof. Doutor Joaquim Jaime Ferreira-Alves). SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. A joalharia no Porto ao tempo dos Almada. Porto: CITAR, 2008 (Prefácio da Doutora Letizia Arbeteta Mira). SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Arte e sociabilidade no Porto Romântico. Porto: CITAR, 2009 (Prefácio de Dom Manuel Clemente, Bispo do Porto). SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Actas do II Colóquio Português de Ourivesaria (coordenação). Porto: CITAR, 2009. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Os bichos de Luiz Ferreira: No centenário do seu nascimento (1909-2009). Porto: Luiz Ferreira & Filhos, 2009. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Matrizes da investigação em Artes Decorativas (direcção). Porto: CITAR, 2010. SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e. Percursos da joalharia em Portugal: Séculos XVIII a XX. Porto: CITAR, 2010. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Gonçalo Mesquita da Silveira de Vasconcelos e Sousa Heloisa Maria Silveira Barbuy |
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