41213 - Cinema da Reapropriação de Cultura de Arquivo |
Período da turma: | 17/03/2011 a 09/06/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | EMENTA:
A metodologia empregada no curso conjuga exposição teórica (aspectos históricos, conceituais e artísticos da reapropriação cinematográfica do arquivo) e análise de filmes específicos que exemplificam e contradizem enunciados supostamente sistematizados e codificados sobre a prática do gênero. Assim como a técnica e o conceito de montagem é decisiva para o gênero da reciclagem de filmes, o curso foi concebido como o possível desenvolvimento de um pensamento poético baseado em articulações e constelações entre processos e artefatos, entre tópicos e módulos, entre reflexão e criação. A última parte é dedicada ao processo de criação de um filme sobre o encontro de um raro material na coleção Santos Dumont do Museu Paulista da USP. A partir do carretel de filme mutoscópio (1901) sobre Santos Dumont, a obra aborda aspectos históricos e artísticos do pré-cinema e do cinema de reapropriação de arquivo. Estrutura Módulo 1 - Uma (im)possível introdução à abordagem de arquivo pelo cinema Aula 1 - Toda memória do mundo: arquivo e imaginação, história e estética Fragmentos de uma história 1: filme de compilação Aula 2 - Fragmentos de uma história 2: filme ensaio Aula 3 - Fragmentos de uma história 3: filme de reapropriação Módulo 2 - Uma (im)praticável amostragem de estudo de casos Aula 4 - Reapropriação: Cinema de atrações por Ken Jacobs Aula 5 - Ensaio: Histórias do Cinema por Jean-Luc Godard Aula 6 - Limítrofe?: Desvios da viagem por Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi Aula 7 - Limítrofe?: Elegia da morte do cinema por Bill Morrison Módulo 3 - Uma (im)provável análise de filme Aula 8 - Anatomia de um processo de pesquisa e criação 1: Encontrar um material Anatomia de um processo de pesquisa e criação 2: Buscar os rastros Aula 9 - Anatomia de um processo de pesquisa e criação 3: Restaurar os restos Aula 10 - Arquivo, cinema e poética 1: Decupando “Santos Dumont: pré-cineasta?” Aula 11 - Arquivo, cinema e poética 2: Decupando “Santos Dumont: pré-cineasta?” Aula 12 - Arquivo, cinema e poética 3: Decupando “Santos Dumont: pré-cineasta?” BIBLIOGRAFIA: (*) entre colchetes estão indicadas as bibliotecas da USP que possuem a obra Módulo 1 ADRIANO, Carlos (ROSA, Carlos Adriano J de). O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital. 2008. 384 f: il. (2 v.). Tese (Doutorado) – Orientador: Prof. Dr. Ismail Xavier – Escola de Comunicações e Artes, USP, 2008. [ECA, MP] ______. Um guia para as vanguardas cinematográficas. Trópico, São Paulo, abr. 2003. Disponível em CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 9-15. [ECA, MP, FAU, FFLCH] ELSAESSER, Thomas (Org.). Early cinema: space frame narrative. London: British Film Institute, 1990. [ECA] JAMES, David. E. Allegories of cinema. Princeton: Princeton University Press, 1989. [ECA] KERN, Stephen. The culture of time and space, 1880-1918. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 2003. [FFLCH, MP] LEYDA, Jay. Films beget films: a study of the compilation film. New York: Hill and Wang, 1971. MACHADO, Arlindo. Pré cinemas e pós cinemas. São Paulo: Papirus, 1997. [ECA, FFLCH] SKOLLER, Jeffrey. Shadows, specters, shards: making history in avant-garde film. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2005. XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. [ECA, FFLCH] Módulo 2 FRAMPTON, Hollis. For a metahistory of film: commonplace notes and hypotheses. In: ______. Circles of confusion: film, photography, video, texts 1968-1980. New York: Visual Studies Workshop Press, 1983. [ECA] GODARD, Jean-Luc. Histoire(s) du cinéma. Paris: Gallimard/Gaumont, 1998. [ECA] RUSSELL, Catherine. Experimental ethnography: the work of film in the age of video. Durham and London: Duke University Press, 1999. [FFLCH] STRAUVEN, Wanda (Org.). The cinema of attractions reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006. Módulo 3 CAMPOS, Augusto de. Carlos Adriano. In: FESTIVAL DO RIO BR 2002: catálogo. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Festival do Rio, 2002. p. 189. [MP] DIEGUES, Carlos. Um cinema de pura poesia e luz. In: FESTIVAL DO RIO BR 2002: catálogo. Rio de Janeiro: Festival do Rio, 2002. p. 190. [MP] LABAKI, Amir. Quem tem medo da experimentação? In: ________. É tudo verdade. São Paulo: W11, 2005, p. 119-120. [MP] MATTOS, Carlos Alberto. Ver, voar, volver. Rastros de Carmattos, Rio de Janeiro, 1 outubro 2010. Disponível em PIGNATARI, Décio.. Carlos Adriano : he’s reel ! Folha de S. Paulo, São Paulo, 18 abr. 1999. Caderno Acontece, p. 1. [MP] VALENTE, Eduardo. Filme de amor. Revista Cinética, Rio de Janeiro, outubro 2010. Disponível em VELOSO, Caetano. O cinema que faz do espectador um artista. In: FESTIVAL DO RIO BR 2002: catálogo. Rio de Janeiro: Festival do Rio, 2002. p. 188. [MP] Filmografia Módulo 1 Alone. Life wastes Andy Hardy - Martin Arnold - Áustria, 1998, 15 min Dream work - Peter Tscherkassky - Áustria, 2001, 11 min Film ist 1-12 - Gustav Deutsch - Áustria, 2004, 77 min (trechos) Outer space - Peter Tscherkassky - Áustria, 1999, 10 min Passage à la acte - Martin Arnold - Áustria, 1993, 12 min Rose Hobart - Joseph Cornell - Estados Unidos, 1939, 17 min Módulo 2 Dal polo all’ Equatore - Yervant Gianikian e Angela Ricci Lucchi - Itália, 1986, 98 min Decasia - Bill Morrison - Estados Unidos, 2002, 70 min Histoire(s) du cinéma : 1a Toute les histoires - Jean-Luc Godard - França, 1998, 51 min Histoire(s) du cinéma : 4b Les signes parmi nous – J.-L. Godard - França, 1998, 37 min Return to the scene of the crime - Ken Jacobs - Estados Unidos, 2008, 93 min Módulo 3 Santos Dumont: pré-cineasta? - Carlos Adriano - Brasil, 2010, 63 min 05 sec 07 frames |
||||
Carga Horária: |
36 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Carlos Adriano Jeronimo de Rosa Solange Ferraz de Lima |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |