36294 - Planejamento estratégico e gestão administrativa |
Período da turma: | 14/10/2010 a 13/10/2011
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Descrição: | Ementa: Busca-se analisar duas dimensões do direito à educação, o direito ao acesso e o direito à qualidade de ensino. A partir da análise do caso brasileiro, discute-se implicações para as políticas educacionais, particularmente de avaliação, seu impacto na equidade e a incorporação desse debate na legislação do ensino.
Objetivos: Possibilitar ao aluno a compreensão da dinâmica de expansão do sistema de ensino no Brasil e os novos desafios daí decorrentes, notadamente a expansão do ensino médio e superior e o da garantia de qualidade no ensino fundamental, requisitos para aumentar a eqüidade educacional no país, e seus desdobramentos na legislação do ensino. Conteúdo: 1. O direito ao acesso permanência e sucesso: marcos legais e políticos 2. Estratégias da gestão escolar 3. Avaliação 4. Qualidade 5. Equidade Bibliografia CATANI, Afrânio Mendes & OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000. CUNHA, Luiz Antonio. Escola Pública, Escola Particular e a democratização do ensino. São Paulo, Cortez, 1985. MONLEVADE, João & MENEZES, Eduardo. O FUNDEF e seus pecados Capitais. Brasília, Idéa, 1997. OLIVEIRA, Romualdo Portela de & ADRIÃO, Theresa. Gestão, Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo, Xamã, 2001. OLIVEIRA, Romualdo Portela de & ADRIÃO, Theresa. Gestão, Financiamento e Direito à Educação: Análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo, Xamã, 2001. |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3500 | ||||
Ministrantes: |
Myriam Krasilchik |
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