36293 - Gestão do tempo, do espaço e dos materiais didáticos |
Período da turma: | 14/10/2010 a 13/10/2011
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
Esta disciplina apresenta e discute aspectos referentes à gestão do tempo, dos espaços escolares e dos usos dos materiais didáticos, de modo particular visa compreender o processo da aprendizagem, suas relações com o planejamento e os instrumentos utilizados no seu processo de modo a serem tomadas decisões pedagógicas. Além disso, analisa-se a relações de poder e subjetivas que envolvem este processo. Objetivos: caracterizar e analisar as propostas de utilizar na escola espaços não formais para as ações didáticas e, consequentemente, de aprendizagem; analisar o caráter subjetivo e as relações de tempo e espaço que envolvem as práticas didáticas no contexto escolar; relacionar o planejamento das atividades aos instrumentos, propostas e usos dos materiais didáticos ao longo do processo educativo; analisar instrumentos das atividades de aprendizagem utilizados junto a alunos da educação básica. Conteúdo: Concepções de processo de ensino e de aprendizagem presentes em documentos oficiais e escolares (Lei de Diretrizes e Bases/1996, Parâmetros Curriculares Nacionais, Projetos Políticos Pedagógicos, Planejamentos dos professores); Ações pedagógicas e o uso dos diferentes espaços na escola Planejamento e as práticas docentes: suas relações Diferentes instrumentos do uso dos materiais didáticos: funções e análises Metodologia: As aulas serão desenvolvidas a partir da socialização de atividades pedidas previamente de modo a relacionar vivências no que concerne à avaliação e às contribuições teóricas, presentes nos textos as serem discutidos a cada aula. Serão realizadas, ainda, atividades em pequenos grupos durante as aulas referentes aos textos e as atividades de aprendizagem Algumas indicações bibliográficas APPLE, Michael. Currículo e poder. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 46 57, jul./dez. 1989. CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (orgs.) Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Pioneira/Thomson Learning, 2001. MEIRIEU, Philippe Aprender .... sim, mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998. MORAIS, Regis (org.) Sala de aula. Que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1994. NOBLIT, George W. Poder e desvelo na sala de aula. Revista da FEUSP, São Paulo, jul-dez/1995, v. 21, nº 2, p. 119-137. POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomás Tadeu (org.). O sujeito da educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995, p.173-210. Observação: durante o curso serão feitas outras sugestões bibliográficas |
||||
Carga Horária: |
45 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3500 | ||||
Ministrantes: |
Sonia Maria Vanzella Castellar |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |