Atividade

36292 - Gestão do ensino e da aprendizagem no Projeto Pedagógico

Período da turma: 14/10/2010 a 13/10/2011

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Descrição: Ementa

Considerando que no projeto pedagógico uma das principais formas de sua operacionalização diz respeito aos diversos programas disciplinares e interdisciplinares propostos pelos parâmetros curriculares nacionais, a disciplina pretende examinar as questões relativas ao processo do ensino e da aprendizagem mediante a análise das especificidades do trabalho docente na situação escolar.
Objetivos
A disciplina pretende examinar a concepção de ensino e seu caráter na escola contemporânea, a relação com a cultura e com os saberes escolares, no seu cruzamento com a aprendizagem escolar e as características do público que hoje se escolariza de modo a ser possível compreender a complexidade da gestão do ensino e da aprendizagem no Projeto Pedagógico.

Conteúdos
1. O ensino e seu caráter na escola contemporânea:
- a relação com a cultura;
- a relação com os saberes escolares
2. A aprendizagem na escola
- a questão da diversidade
3. O exercício da profissão docente no contexto atual

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARNOY, M. & LEVIN, N. M. "A reprodução e as práticas escolares". In: Escola e Trabalho no Estado Capitalista. São Paulo: Cortez, 1987
CASTRO, Amélia Domingues de & CARVALHO, Anna Maria P.(Org.) Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2001.
DUSSEL, Inés [e] CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo, SP: Moderna, 2003.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
PENIN, Sônia. Didática e Cultura: O Ensino Comprometido com o Social e a Contemporaneidade. In: Ensinar a Ensinar: Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001, p. 33 – 51.
NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n.1, p.11-20, jan/jun. 1999.
SACRISTAN, José G. A Educação Obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: ARTMED, 2001.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3500
 
Ministrantes: Helena Coharik Chamlian


 
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