36290 - Gestão das relações da escola com seu entorno institucional e social |
Período da turma: | 14/10/2010 a 13/10/2011
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Descrição: | Ementa
Esta disciplina pretende formar dirigentes da rede pública de ensino para o trabalho com a comunidade (bairro) onde as escolas públicas estão inseridas, com o objetivo de auxiliar na constituição de redes de ação educativa que integrem bairros, escolas e outros equipamentos e instituições no desenvolvimento de projetos que contemplem a escola e a comunidade como espaço de aprendizagem. Um dos caminhos a se trabalhar, visando a construção de relações democráticas dentro e fora da escola, está na constituição em cada escola do que chamamos de “Fórum escolar de educação comunitária”: um espaço que tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não-escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações que mobilizem os participantes em prol da melhoria da qualidade da educação. Objetivos Formar gestores para o trabalho com a comunidade onde as escolas estão inseridas, com o objetivo de auxiliar na constituição de redes de ação educativa que integrem bairros e escolas e que tenham como meta a construção da cidadania e da democracia. Programa • O processo de democratização da instituição escolar: a reorganização dos espaços, tempos e relações nas escolas; • Cidades educadoras e comunidades de aprendizagem • Comunidade local e global • Espaços da comunidade e oportunidades de aprendizagem • Usos pedagógicos de espaços e equipamentos públicos • Estabelecimento de parcerias • O Fórum Escolar de Educação Comunitária e a articulação dos projetos com a comunidade Avaliação A avaliação ocorrerá por meio da produção coletiva de um projeto de pesquisa (40% da nota final) e de uma prova presencial (60% da nota final). Bibliográfica Básica ALCALDE, A. I. et al. (2006) Transformando La escuela: comunidades de aprendizaje. Barcelona: editorial Graó. ARANTES, V. A. (org); GHANEM, E.; TRILLA, J. (2008) Educação formal e não-formal: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus. ARAUJO, U. F. (2003) Temas Transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna. BENEVIDES, M. V. (2004). Cidadania e Direitos Humanos. In: CARVALHO, J. S. F. (org). Educação, Cidadania e Direitos Humanos. Petrópolis: Vozes. BRASIL (2007). Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na comunidade. Brasília: MEC/SEDH. GADOTTI, M. et al. (2004). Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez Editora, Instituto Paulo Freire. PUIG, J. M. (2004) Práticas morais: uma aproximação sociocultural `a educação moral. São Paulo: Moderna. TORRES, R. (2005). Comunidad de aprendizaje. In: MEDEIROS, B. & GALIANO, M. Barrio-escuela: movilizando el potencial educativo de la comunidad. São Paulo: Fundação Abrinq. UNICEF, Cidade Escola Aprendiz. ÚCAR, X. & BERÑE, A. L. (coords). (2006). Miradas y diálogos en torno a La acción comunitária. Barcelona: Editora Graó. |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3500 | ||||
Ministrantes: |
Ulisses Ferreira de Araújo |
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