Atividade

36289 - Concepções/estruturas: áreas e disciplinas

Período da turma: 14/10/2010 a 13/10/2011

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos Gerais:

A disciplina visa a oferecer noções gerais relativas à análise das concepções curriculares, a partir das políticas públicas que estruturaram ou foram referências para a elaboração dos currículos escolares. Além das concepções curriculares e de áreas disciplinares propomos uma discussão sobre o ambiente escolar (discussão das idéias de grupo social, interação, poder e autoridade, instituição social) tendo como eixo a questão da qualidade da escola; a idéia de socialização e diferença cultural; os desafios atuais da escola: violência, discriminação, fracasso da aprendizagem/ensino.

Conteúdos:
O ensino e o cenário escolar hoje
• Educação e a escola no presente
• alunos, professores e a cultura contemporânea

A construção do currículo
• a sala de aula: emergência, funcionamento e mudanças
• a construção do currículo moderno e as disciplinas escolares
• os desafios do currículo contemporâneo: entre o global e o local
• as áreas e a interdisciplinaridade

A cultura escolar
• a escola e os impasses diante dos jovens: cultura da mídia e saber escolar
• da cultura da mídia para a escola, da escola para a sociedade

Métodos utilizados: exposições, discussão de textos, exercícios de reflexão sobre materiais diversos.

Avaliação: proposição de duas questões para serem desenvolvidas e entregues posteriormente, em data a ser combinada.

Indicações bibliográficas
APPLE, Michael. Currículo e poder. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 46 57, jul./dez. 1989.
GOODSON, Ivor . O contexto das invenções culturais: aprendizagem e currículo. In: ___. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997, p. 79-93.
GOODSON, Ivor. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação, n. 2, p. 230-54, 1990.
POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomás Tadeu (org.). O sujeito da educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995, p.173-210.
Observação: durante o curso serão feitas outras sugestões bibliográficas.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3500
 
Ministrantes: Sonia Teresinha de Sousa Penin


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP