36289 - Concepções/estruturas: áreas e disciplinas |
Período da turma: | 14/10/2010 a 13/10/2011
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Descrição: | Objetivos Gerais:
A disciplina visa a oferecer noções gerais relativas à análise das concepções curriculares, a partir das políticas públicas que estruturaram ou foram referências para a elaboração dos currículos escolares. Além das concepções curriculares e de áreas disciplinares propomos uma discussão sobre o ambiente escolar (discussão das idéias de grupo social, interação, poder e autoridade, instituição social) tendo como eixo a questão da qualidade da escola; a idéia de socialização e diferença cultural; os desafios atuais da escola: violência, discriminação, fracasso da aprendizagem/ensino. Conteúdos: O ensino e o cenário escolar hoje • Educação e a escola no presente • alunos, professores e a cultura contemporânea A construção do currículo • a sala de aula: emergência, funcionamento e mudanças • a construção do currículo moderno e as disciplinas escolares • os desafios do currículo contemporâneo: entre o global e o local • as áreas e a interdisciplinaridade A cultura escolar • a escola e os impasses diante dos jovens: cultura da mídia e saber escolar • da cultura da mídia para a escola, da escola para a sociedade Métodos utilizados: exposições, discussão de textos, exercícios de reflexão sobre materiais diversos. Avaliação: proposição de duas questões para serem desenvolvidas e entregues posteriormente, em data a ser combinada. Indicações bibliográficas APPLE, Michael. Currículo e poder. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 46 57, jul./dez. 1989. GOODSON, Ivor . O contexto das invenções culturais: aprendizagem e currículo. In: ___. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997, p. 79-93. GOODSON, Ivor. Tornando-se uma matéria acadêmica: padrões de explicação e evolução. Teoria & Educação, n. 2, p. 230-54, 1990. POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomás Tadeu (org.). O sujeito da educação. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995, p.173-210. Observação: durante o curso serão feitas outras sugestões bibliográficas. |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3500 | ||||
Ministrantes: |
Sonia Teresinha de Sousa Penin |
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