36288 - Antecedentes normativos, institucionais e políticos |
Período da turma: | 14/10/2010 a 13/10/2011
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Descrição: | Objetivos:
A disciplina tem por objetivo analisar o impacto no trabalho docente de certas características da modernidade. O curso deverá abordar as formas pelas quais a modernidade influencia decisivamente nas concepções e práticas sociais que dizem respeito às noções de público e privado, da história dos decretos e leis de diretrizes que constituem parte da política pública educacional e, as mudanças nas concepções do sistema educacional brasileiro. Conteúdos: • As reformas educacionais e as mudanças no sistema educativo. • O papel do Estado na organização das normas educativas e na elaboração as políticas públicas para a Educação. • Conservação e renovação do mundo como tarefa educativa e as concepções que estruturam, na modernidade, o sistema de ensino brasileiro. • Políticas para a melhoria da qualidade do ensino e a Proposta Curricular da SEESP: a) quadro legal e políticas voltadas para a qualidade do ensino nos anos 1990 com destaque para as relativas à avaliação e ao currículo da educação básica; b) papel dos níveis (federal, estadual, municipal e escolar) de decisão curricular no Brasil; c) contextualização da Proposta Curricular da SEESP nesse cenário: análise e atividades práticas sobre seus fundamentos e organização; análise e atividades práticas sobre as concepções de áreas e disciplinas da Proposta; d) balanço da implementação da Proposta Curricular da SEESP: avanços e problemas. Métodos Utilizados: Leituras prévias com questões ou levantamento de problemas. Discussão em grupos e debate geral dos textos. Atividades Discentes: Leituras, trabalhos escritos, freqüência e participação nas aulas e nas outras atividades propostas. Bibliografia: CATANI, Afrânio Mendes & OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000. DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo, Papirus, 1997. MAIA, Eni Marisa. A Municipalização do Ensino no Estado de São Paulo - 1970-1987: Democratização ou descompromisso. São Paulo, Mestrado, PUC-SP, 1989. SANTOMÉ, Jurgo T. “As culturas negadas e silenciadas no currículo” in SILVA, Tomaz T. (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação, Petrópolis/RJ: Vozes, 2005 SILVA, Tomaz T. da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. VEIGA-NETO, Alfredo. “Espaço e currículo” in Disciplinas e integração curricular: história e políticas, Rio de Janeiro: DP&A, 2002. |
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Carga Horária: |
45 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 3500 | ||||
Ministrantes: |
Elba Siqueira de Sa Barretto |
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