Atividade

36288 - Antecedentes normativos, institucionais e políticos

Período da turma: 14/10/2010 a 13/10/2011

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Descrição: Objetivos:
A disciplina tem por objetivo analisar o impacto no trabalho docente de certas características da modernidade. O curso deverá abordar as formas pelas quais a modernidade influencia decisivamente nas concepções e práticas sociais que dizem respeito às noções de público e privado, da história dos decretos e leis de diretrizes que constituem parte da política pública educacional e, as mudanças nas concepções do sistema educacional brasileiro.

Conteúdos:
• As reformas educacionais e as mudanças no sistema educativo.
• O papel do Estado na organização das normas educativas e na elaboração as políticas públicas para a Educação.
• Conservação e renovação do mundo como tarefa educativa e as concepções que estruturam, na modernidade, o sistema de ensino brasileiro.
• Políticas para a melhoria da qualidade do ensino e a Proposta Curricular da SEESP:
a) quadro legal e políticas voltadas para a qualidade do ensino nos anos 1990 com destaque para as relativas à avaliação e ao currículo da educação básica;
b) papel dos níveis (federal, estadual, municipal e escolar) de decisão curricular no Brasil;
c) contextualização da Proposta Curricular da SEESP nesse cenário: análise e atividades práticas sobre seus fundamentos e organização; análise e atividades práticas sobre as concepções de áreas e disciplinas da Proposta;
d) balanço da implementação da Proposta Curricular da SEESP: avanços e problemas.

Métodos Utilizados:
Leituras prévias com questões ou levantamento de problemas. Discussão em grupos e debate geral dos textos.

Atividades Discentes:
Leituras, trabalhos escritos, freqüência e participação nas aulas e nas outras atividades propostas.

Bibliografia:
CATANI, Afrânio Mendes & OLIVEIRA, Romualdo Portela de. Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.
DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. São Paulo, Papirus, 1997.
MAIA, Eni Marisa. A Municipalização do Ensino no Estado de São Paulo - 1970-1987: Democratização ou descompromisso. São Paulo, Mestrado, PUC-SP, 1989.
SANTOMÉ, Jurgo T. “As culturas negadas e silenciadas no currículo” in SILVA, Tomaz T. (org.) Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação, Petrópolis/RJ: Vozes, 2005
SILVA, Tomaz T. da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VEIGA-NETO, Alfredo. “Espaço e currículo” in Disciplinas e integração curricular: história e políticas, Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

Carga Horária:

45 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 3500
 
Ministrantes: Elba Siqueira de Sa Barretto


 
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