117588 - Temas contemporâneos em Geografia e Educação |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | O presente tem como objetivo discutir questões relacionados ao ensino de geografia na educação básica. Entre os temas abordados, destacam-se: Geografia da Educação; Raciocínio Geográfico; América Latina e Ensino de Geografia; Ensino de Geografia e relações étnico raciais. Impactos do Neoliberalismo no ensino de geografia. Programa completo: - O curso será desenvolvido em 20 horas de trabalho presencial, nas quais serão desenvolvidos os seguintes temas: Geografia da Educação; Raciocínio Geográfico; América Latina e Ensino de Geografia; Ensino de Geografia e relações étnico raciais. Impactos do Neoliberalismo no ensino de geografia. Referências bibliográficas: APPLE, M. W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artmed, 2002. CAMINI, I. Escola itinerante na fronteira de uma nova escola. São Paulo: Expressão Popular, 2009. CAVALCANTI, L. de S. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. CHAUÍ, M. Cultura e Democracia. São Paulo: Cortez, 2010. FOUCAULT, M. A ordem do discurso. 20ª edição. São Paulo: Loyola, 2010. FREINET, C. Para uma escola do povo. 2ªedição. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. 8ª edição. São Paulo: Cortez, 2006. GIROUX, H. A. Cruzando as fronteiras do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1999. ____________. Escola crítica e política cultural. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2000. GONÇALVES, C. W. P. “Reflexões sobre Geografia e Educação: notas de um debate” In: Terra Livre, nº 2, 1987. GOMES, N. L. O movimento negro educador. Petrópolis, RJ Vozes, 2017. HOOKS, B. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. Martins Fontes : São Paulo, 2013. LACOSTE, Y. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra. São Paulo: Ática, 1987. LARROSA, J. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência” IN: Revista Brasileira de Educação. nº 19, Jan./ Fev./ Mar/ 2002. NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. OLIVEIRA, A. U. Geografia e Ensino: Os parâmetros curriculares nacionais em discussão. PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011. PONTUSCHKA, N. N “Geografia, representações sociais e escola pública” IN: Terra Livre, São Paulo, nº 15, 2000. PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA USP. 2008. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 11ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Eduardo Donizeti Girotto |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |