117582 - Possibilidades Educativas no Museu de Zoologia da USP |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
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Descrição: | PROGRAMA DETALHADO 1º DIA: PARTE TEÓRICA: apresentação do curso, apresentação dos alunos e professores, Apresentação do Museu PARTE PRÁTICA - Visita à exposição e Atividades Sala das Descobertas: arte Animal, Brincando no Museu, Fábrica de bichos, Jogos Vorazes. 2º dia: PARTE TEÓRICA - MANHÃ Coleções do MZUSP: importância, conservação e registro PARTE PRÁTICA - MANHÃ Visita às coleções DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO: Montagem de uma coleção de objetos de livre escolha PARTE TEÓRICA - TARDE Mediação: teoria e prática PARTE TEÓRICA - TARDE Pensando a mediação para um público específico - sorteio de um público Pensar num mediação em algum espaço do MZUSP para o público que for sorteado 3º dia: PARTE TEÓRICA: Aprendizagem com objetos - Patrimônio história dos Museu História da educação nos museus Objetos como fontes de informação Modelo didático de trabalho educativo no Museu Diferença entre museus e escola papel do professor PARTE PRÁTICA Exercício de Educação patrimonial Oficina de Diorama Márcia Fernandes Lourenço (Educadora) 4º dia: PARTE TEÓRICA Exposições em Museus de História Natural PARTE PRÁTICA Quebra-cabeça pré-histórico 5º dia: PARTE TEÓRICA M ateriais educativos em museus. PARTE PRÁTICA Fabricando fósseis Referências Bibliográficas: ALMEIDA, A.M. 1997. Desafios da relação museu-escola. Revista Comunicação e Educação da USP (3) 10: p.50-56. educação formal, não formal, educação em museus. A SMA, S. 2001. Stuffed Animals and Pickled heads: The Culture and Evolution of Natural History Museums. Oxford: Oxford University Press, 302p. aspectos culturais da comunicação em museus de história natural. B ENNETT, T. 1995. The birth of the museum: history, theory, politics. London: Routledge, 278p. história dos museus. C OLINVAUX, D. 2005. Museus de ciências e psicologia: interatividade, experimentação e contexto. História, Ciências, Saúde (12) suplemento: p.79-91. interatividade em museus de ciências. C URY, M.X. 2002. Cultura e avaliação, museu e exposição museológica. Ciências e Letras (31): p.99-116. fundamentos da museologia, museus e exposições. C URY, M.X. 2005. Exposições: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 162p. concepção, montagem e abordagens de avaliação de exposições. C URY, M.X. 2009. Museologia: novas tendências. Em: Granato, M.; Santos, C.P.; Loureiro, M.L.N.M. (eds.) Museu e museologias: interfaces e perspectivas. Rio de Janeiro: MAST, p.25-41. fundamentos da museologia. D URBIN, G. MORRIS, S., WILKINSON, S. A teacher’s guide to learning from objects. English Heritage, 1990. aprendizagem com objetos, importância para a aprendizagem. F IGUEROA, A. M. S., MARANDINO, M. Os objetos pedagógicos nos museus de ciências: uma revisão da literatura. In: VIII ENPEC - Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciência. Florianópolis, 2009. aprendizagem com objetos e revisão bibliográfica sobre o tema. G ARCIA, R. A. R., MARANDINO, M. Objetos que ensinam. In: X Reunión de la Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología en América Latina y el Caribe (RED POP - UNESCO) y IV Taller “Ciencia, Comunicación y Sociedad” San José, Costa Rica, 9 al 11 de mayo, 2007. aprendizagem com objetos, relato e análise de uma atividade. K ÖPTKE, L. S. VALENTE, M. E. A. O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Caderno do Museu da Vida. Museu da vida, MAST, 2 0 0 1 / 2 0 0 2. educação formal, não formal, educação em museus. M ACHADO, A.M.A. 2005. Cultura, ciência e política: olhares sobre a história da criação dos museus no Brasil. Em: Figueiredo, B.G; Vidal, D.G. (eds.) Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Agymentym, p.137-150. história dos museus brasileiros. M ARANDINO, M. Museus de Ciências como Espaços de Educação In: Figueiredo, B. G., Gonçalves, D. Museus: dos Gabinetes de Curiosidades à Museologia Moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 2005. pressupostos da educação nos museus. 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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Marcia Fernandes Lourenço |
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