Atividade

117580 - Paulo Freire: Cidadão Nordestino, Cidadão no Mundo e Cidadão Brasileiro

Período da turma: 13/07/2025 a 17/07/2025

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Descrição: Programa Detalhado:
"A proposta é mergulhar na própria trajetória freiriana; para isso,
organizamos em três grandes blocos sobre o nosso grande pensador:
o primeiro retrata o
cidadão nordestino – no que tange a sua infância, adolescência, juventude, relacionado à
dialogicidade na sua essência da educação como prática da liberdade.

O segundo trata da vida e obra de Paulo Freire no período de exílio – Cidadão do mundo.

O último bloco reflete o ato político em suas multifaces como cidadão brasileiro. "

Referencias Bibliográficas:
"FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

____. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados; Cortez, 1982.

____. À Sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d'Água, 1995.

____. Ação Cultural para Liberdade e Outros Escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

____. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

____. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

____. Conscientização – teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

____. Concientización: teoria y pratica de la liberación. Buenos Aires: Ed. Busqueda, 1974.

____. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

____. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez, 2001. (original de 1959 - Tese de concurso para a cadeira de história e filosofia da educação na Escola de Belas Artes de Pernambuco).

____. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

____. Educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

____. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O educador: vida e morte. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p.89-101.

____. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

____. Ideologia e educação: reflexões sobre a não neutralidade da educação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

____. La educación como práctica de la libertad. México: Siglo XXI Editores, 1976.

____. Las iglesias, la educación y el proceso de liberación humana em la historia. Buenos Aires: Ed. La Aurora, 1974.

____. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 1978.

____. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

____. Pedagogía de la autonomía. México: Siglo XXI Editores, 1997.

____. Pedagogia da Esperanca: reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

____. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.

____. Pedagogía de la indignación. Madrid: Editorial Morata, 2001.

____. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

____. Pedagogia do Oprimido. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

____. Pedagogía del Oprimido. México: Siglo XXI Editores, 1997.

____. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

____. Politica e Educacao. São Paulo: Cortez, 1993."

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 5000
 
Ministrantes: Clayton Marcelo Barone


 
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