117564 - Ótica para o ensino fundamental II: teoria e experimentos |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Olá professor que ministra ciências para alunos do ensino fundamental II. Tudo bem? Este curso ao mesmo tempo ajuda a trabalhar as competências e habilidades do currículo paulista e também contribui para a tese de doutorado de um dos ministrantes do curso, que também é professor da rede estadual. Voltado para atividades práticas, você aprenderá como aplicar cerca de nove experiências de Òtica, que são fáceis de fazer e que usam material do cotidiano do aluno. Claro que também aprenderá todos os fundamentos físicos envolvidos nas experiências. Para o aproveitamento pleno do curso, recomenda-se realizar todas as atividades propostas e agir de forma proativa. Após o curso, o professor que for aplicar as atividades em sala de aula, terá suporte, tanto materialmente, como por exemplo, pegando emprestado equipamentos, doação de materiais, etc., quanto como na parte da realização das atividades, tirando dúvidas em tempo real, por exemplo. Então, ótimo curso e nos vemos em janeiro!! Programa completo: Dia 09: apresentação do curso; história da Ótica; sorteio dos temas; Sequência didática; experiência: câmara escura Dia 10: reflexão da luz; espelhos planos; experimento: caleidoscópio, cine palito Dia 11: espelhos curvos; experimento da colher; refração da luz Dia 12: instrumentos óticos; experimento: microscópio caseiro; cor luz e cor pigmento; difração e interferência Dia 13: experiências: disco de Newton; cromatografia; apresentação dos grupos. Referências bibliográficas: DORTA, Marcel Phillippi; SOUSA, Edi Carlos Pereira de; MURAMATSU, Mikiya. O projetor de gotas e suas diversas abordagens interdisciplinares no Ensino de Física. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 38, n. 4, e4503, 2016 . GIORDAN, M.; O papel da experimentação no ensino de ciências. In: II ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 1999, Valinhos, SP SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista: V.1. 1ª Ed., 2019, 526p. TEIXEIRA, Jonny Nelson. Experimentos surpreendentes e sua importância na promoção da motivação intrínseca do visitante em uma ação de divulgação científica: um olhar a partir da teoria da autodeterminação. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Universidade de São Paulo. |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Armando Massao Tagiku |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |