117551 - Letramento racial: o que é e como se faz. |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
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Descrição: | Este curso tem como objetivo geral aliar as dez competências propostas pela BNCC para a reflexão e construção de um Currículo Escolar Antirracista consoante a Lei 10.639/03, alterada pela 11.645/08 as quais deliberam sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do Ensino Básico e Superior. Como objetivo específico visa-se promover o letramento racial por meio de uma breve retrospectiva histórica da construção da sociedade brasileira com enfoque em narrativas negras até a atualidade. Para isso, a proposta centraliza-se na literatura negro-brasileira para ressignificar essas narrativas e arquétipos, concebendo a esses sujeitos de fala sua subjetividade por diferentes vozes e escrevivências. Ademais, pensando na aplicação desses saberes, propõe ao cursista um diálogo a respeito de uma proposta de ensino-aprendizagem Antirracista por meio da literatura negro-brasileira com base no Currículo Paulista da área de Códigos e Linguagens e Ciências Humanas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Programa completo: Módulo 1: Retrospectiva Histórica da construção da sociedade brasileira. Módulo 2: O mito da democracia racial e a literatura negra-brasileira. Módulo 3: Literatura negra-brasileira: escrevivências. Módulo 4: Proposta de ensino-aprendizagem Antirracista: literatura negra-brasileira e múltiplos letramentos a partir do Currículo Paulista da área de Linguagens da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Referências bibliográficas: BRASIL. Lei n.o 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003a, p. 01. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm) CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010. DALCASTAGNÈ. Regina - O perfil dos autores brasileiros. Entrevista Jornal Zero Hora - 24/02/2013. Por Fábio Prikladnicki. Disponível em: http://migre.me/sFSTq DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil – 1917- 1945/ Jerry Dávila; tradução Claudia Sant’Ana Martins – São Paulo: Editora UNESP, 2006. 400P.: Il. FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988, p. 17-34 (Cadernos de Formação, 1). LAJOLO, Marisa. O que é Literatura? 10 ed. - São Paulo: Brasiliense. 1989, 98p PALMA FILHO, J. C. Educação no Brasil: Primeira República (1889-1930). Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – História da Educação – 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP/ Santa Clara Editora. 2005, p. 49-60. PERES, Tirsa Regazzini. Educação Brasileira no Império. PALMA FILHO, J. C. (organizador) Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – História da Educação – 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP/Santa Clara Editora, 2005, p. 29-47. ROCHA, Maria Aparecida dos Santos. A educação pública antes da independência. PALMA FILHO, J. C. (organizador) Pedagogia Cidadã –Cadernos de Formação – História da Educação – 3. ed.. São Paulo: UNESP- Pró-Reitoria de Graduação/ Santa Clara Editora, 2005 |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Raimundo Nonato da Silva Filho |
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