Atividade

117551 - Letramento racial: o que é e como se faz.

Período da turma: 13/07/2025 a 17/07/2025

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Descrição: Este curso tem como objetivo geral aliar as dez competências propostas pela BNCC para a reflexão e construção de um Currículo Escolar Antirracista consoante a Lei 10.639/03, alterada pela 11.645/08 as quais deliberam sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do Ensino Básico e Superior. Como objetivo específico visa-se promover o letramento racial por meio de uma breve retrospectiva histórica da construção da sociedade brasileira com enfoque em narrativas negras até a atualidade. Para isso, a proposta centraliza-se na literatura negro-brasileira para ressignificar essas narrativas e arquétipos, concebendo a esses sujeitos de fala sua subjetividade por diferentes vozes e escrevivências. Ademais, pensando na aplicação desses saberes, propõe ao cursista um diálogo a respeito de uma proposta de ensino-aprendizagem Antirracista por meio da literatura negro-brasileira com base no Currículo Paulista da área de Códigos e Linguagens e Ciências Humanas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.


Programa completo:

Módulo 1: Retrospectiva Histórica da construção da sociedade brasileira.
Módulo 2: O mito da democracia racial e a literatura negra-brasileira.
Módulo 3: Literatura negra-brasileira: escrevivências.
Módulo 4: Proposta de ensino-aprendizagem Antirracista: literatura negra-brasileira e múltiplos letramentos a partir do Currículo Paulista da área de Linguagens da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.


Referências bibliográficas:

BRASIL. Lei n.o 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de
dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para
incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e
Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília,
DF, 10 jan. 2003a, p. 01.
(http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm)
CUTI. Literatura negro-brasileira. São Paulo: Selo Negro Edições, 2010.
DALCASTAGNÈ. Regina - O perfil dos autores brasileiros. Entrevista Jornal Zero
Hora - 24/02/2013. Por Fábio Prikladnicki. Disponível em: http://migre.me/sFSTq
DÁVILA, Jerry. Diploma de brancura: política social e racial no Brasil – 1917-
1945/ Jerry Dávila; tradução Claudia Sant’Ana Martins – São Paulo: Editora UNESP,
2006. 400P.: Il.
FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA,
Antonio; FINGER, Matthias (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa:
Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de
Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988, p. 17-34 (Cadernos de Formação, 1).
LAJOLO, Marisa. O que é Literatura? 10 ed. - São Paulo: Brasiliense. 1989, 98p
PALMA FILHO, J. C. Educação no Brasil: Primeira República (1889-1930).
Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – História da Educação – 3. ed. São Paulo:
PROGRAD/UNESP/ Santa Clara Editora. 2005, p. 49-60.
PERES, Tirsa Regazzini. Educação Brasileira no Império. PALMA FILHO, J. C.
(organizador) Pedagogia Cidadã – Cadernos de Formação – História da Educação – 3.
ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP/Santa Clara Editora, 2005, p. 29-47.
ROCHA, Maria Aparecida dos Santos. A educação pública antes da independência.
PALMA FILHO, J. C. (organizador) Pedagogia Cidadã –Cadernos de Formação –
História da Educação – 3. ed.. São Paulo: UNESP- Pró-Reitoria de Graduação/ Santa
Clara Editora, 2005

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 5000
 
Ministrantes: Raimundo Nonato da Silva Filho


 
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