117549 - Gestao democrática no cotidiano escolar: teorias e práxis |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
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Descrição: | A gestão democrática da escola pública conta com importante suporte legal, mas na prática, ainda não é uma realidade em todas as escolas. Por que? Vários são os condicionantes, tanto internos quanto externos à escola, que interferem na sua efetivação no cotidiano escolar redundando em relações de poder permeadas de contradicoes, conflitos, perseguicoes, entraves e processos de exclusão que não garantem direitos a uma educação de qualidade. Convidamos todas e todos a pensarmos coletivamente ações de enfrentaremos e possíveis saídas. Programa completo: 1 dia O que a legislação sobre GD diz para o cotidiano escolar 2 dia GD e curriculo: BNCC como voz externa ao cotidiano escolar 3 dia O lugar da coordenação pedagógica no processo de democratização da gestão escolar 4 dia GD e processos de exclusao: onde estão os alunos e a comunidade? 5 dia Perseguição, entraves e cansaços no processo de democratização da gestão escolar. Referências bibliográficas: ADRIÃO, Theresa; CAMARGO, Rubens Barbosa. Gestão democrática na Constituição de 1988. In: OLIVEIRA, Ronualdo Portela de; ADRIÃO, Theresa. Gestão, financiamento e direito à educação. São Paulo: Xamã, 2007, p. 63-71. APPLE, Michael; James Beane (orgs.). Escolas Democráticas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001. ARAÚJO. U. F. Assembleia escolar: um caminho para resolução de conflitos. São Paulo: Moderna, 2004, p. 9-26. ARELARO, Lisete Regina Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; CARNEIRO, Silvio Ricardo Gomes. Limitações da participação e gestão “democrática” na rede estadual paulista. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 137, p. 1143-1158, out.-dez., 2016. ARROYO, Miguel Gonzalez. Gestão democrática: recuperar sua radicalidade política? In: CORREA, Bianca Cristina; GARCIA, Teise Oliveira (Org.). Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008. p. 39-56. ________ Gestão da Educação com Justiça Social. Que Gestão dos Injustiçados? RBPAE - v. 36, n. 2, p. 768 - 788, mai./ago. 2020. BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Brasilia, 1988. BRASIL. Lei Federal n. 9.394 de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional. Brasilia, 1996. BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: 2014 BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasilia: BRASIL. Lei n.o 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jan. 2003 CAMARGO, R. B.; JACOMINI, M. A.; GOMES, M. de O. Desafios da gestão democrática na educação pública. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v.8, n. 16, p. 380-393, jul.-dez. 2016. FERNANDES, Maria José S. O trabalho do professor coordenador na rede estadual paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018. In:Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 38, n. 01 e 112026 - 2022. DOI 10.21573/vol38n002022.112026 FERNANDES, Maria José S.; Barbosa, A.; Cunha, R.C.O.B. A coordenação pedagógica nos planos de carreira e salários dos municípios da região de Bauru. Revista de Educação. PUC-Campinas, v.23, n.2, p.209-222, 2018. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n2a3887 FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1979. LIMA, Iana; HYPOLITO, Álvaro. Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2015290, p. 1-17, 2020. PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1998, p. 15-27. PARO, Vitor Henrique. Diretor Escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez, 2015, p. 23-44. PARO, Vitor Henrique. Crítica à estrutura da escola. São Paulo: Cortez: 2011. PERRELLA, C. dos S. S. Conselheiros e conselheiras de escola em formação: aprendendo e ensinando participação. 1 ed. Curitiba: Appris, 2015. SINGER, Helena. República de Crianças: sobre Experiências Escolares de Resistência. São Paulo: Hucitec/Fapesp, 1997, p. 15-28. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Cileda dos Santos Sant' Anna Perrella |
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