117547 - Educação para a Paz: diálogos transdisciplinares para a formação de educadores (as) |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | É algo comum a presença da violência nas relações humanas. Embora divulgada e aplaudida em alguns momentos, em outros, é encoberta e escamoteada. Enfim, a violência assume dimensões diversificadas conforme o meio onde o sujeito está inserido. Diante disso, a busca pela paz é uma tarefa inacabável. E não é algo supérfluo e, sim, uma necessidade, um direito de todos/as. A institucionalização da violência, a fragmentação das relações humanas, a violação dos direitos humanos, a crise humanitária e o racismo formam um quadro suficientemente desagregador e conflitivo que inviabiliza qualquer posição de indiferença, de fuga, de resignação ou de submissão. Por isso, se faz urgente a construção de uma Cultura de Paz pautada nos princípios da Justiça Restaurativa, Direitos Humanos, Convivência, Democracia e Desenvolvimento Sustentável. E isso requer aprendizado e uso de novas metodologias e técnicas para o gerenciamento, a mediação e a transformação pacífica dos conflitos. Programa completo: 1º ENCONTRO Reflexões sobre as violências e suas violações A reprodução do ciclo da violência 2º ENCONTRO Racismo estrutural e seus impactos na subjetividade - A Raiva na Reprodução da Violência 3º ENCONTRO Cartografia dos Conflitos Conflitologia e educação/ Diálogo: base para todas as demais formas de resolução/ Mediação de conflitos na educação. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. 4º ENCONTRO Caminhos para responsabilização: Punição ou Justiça Restaurativa. Experiências e saberes de uma Educação Para Paz ? Apresentação das experiências produzidas nos espaços educativos. 5º ENCONTRO Processos Circulares na educação - Círculos de construção de paz. Oficina de escrita :diários, narrativa de vida e escrevivência. Apresentação e discussão sobre os diários autorreflexivos/ Círculo de celebração / avaliação do encontro. Referências bibliográficas: ADAMS, D.et al. Declaração de Sevilha sobre a violência. Espanha, 1986. Posteriormente adotada pela UNESCO na 25ª Sessão da Conferência Geral em 1989. Tradução do original em inglês: Tônia Van Acker. Revisão Técnica: Lia Diskin. Disponível em: http://www.comitepaz.org.br/sevilha.htm. AMSTUTZ, Lorraine Stutz; MULLET, Judy H. Disciplina restaurativa para escolas: responsabilidade e ambientes de cuidado mútuo. São Paulo: Ed. Palas Athena, 2012. ARENDT, Hannah, A condição humana. 10 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007. Capítulo V-pp. 24-34. AZEVEDO. Dermi. Nenhum direito a menos- direitos humanos: teoria e prática. São Paulo: Edição do autor, 2018. BOHM, David. Diálogo: comunicação e redes de convivência. São Paulo: Palas Athena, 2005. BOTCHAROVA, Olga. Implementation of Track Two Diplomacy Developing a Model. Religion, Public Policy & Conflict Transformation. In: Helmick, R. G. S. J.; PETERSON,R. Forgivenes and Reconciliation. Philadelphia: The Templeton Foudnation Press, 2001.p. 269-294. BUTLER, J. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte. Autêntica Editora, 2017. BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. CAMARGO, Regina Aparecida Gomes. Princípios e práticas de Educação para a Paz na formação de professores em uma escola municipal de Atibaia-SP. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021. D’AMBROSIO. U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997. DISKIN,Lia. Vamos ubuntar? Um convite para cultivar a paz. Brasília: UNESCO, Fundação Vale, Fundação Palas Athena, 2008. DISKIN, Lia.; ROIZMAN,L.G. Paz, como se faz? Semeando a cultura de paz nas escolas. Rio de Janeiro: Governo do Rio de Janeiro, UNESCO, Associação Palas Athenas, 2002. EVANS, Katherine; VAANDERING, Dorothy. Justiça restaurativa na educação: promover responsabilidade, cura e esperança nas escolas. São Paulo: Palas Athena, 2018. (Um guia de justiça e construção de paz para criar escolas saudáveis e equitativas FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005. HAN, B.C. Topologia da violência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. HENRIQUE, Lauro. Artífice da paz: entrevista com Lia Diskin IN: KAMENSKY [et al.]. Circularidades: danças circulares e diversidades culturais: educação para uma cultura de paz. 1ª ed. São Paulo: Editora Pontocom, 2016. hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. hooks, bell .Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Trad. BhuviLibanio. São Paulo: Elefante, 2020. JARES, X. R. Educação para a paz: sua teoria e sua prática. 2. Ed. rev. e ampl. Porto Alegre Artmed: 2002. JARES, X. R. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007. JARES, X. R. Pedagogia da Convivência. São Paulo: Palas Athena, 2008. JARES, X. R. Educar para a verdade e para a esperança: em tempos de globalização, guerra preventiva e terrorismo. Porto Alegre: Artmed, 2005. JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. São Paulo: Editora Ática,2014. JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI-SP editora, 2014. (). KILOMBA, Grada. 1968. Memórias da plantação-Episódios de racismo cotidiano. Tradução de Jess Oliveira. Rio de Janeiro, 2019. KOHATSU, M. C. C.; PEREIRA, S. J. O Cuidar e o Educar em Ocasião de Pandemia a Educação Integral Como Potência Para A Autorreflexão: Por Uma Ética do Cuidar em Tempos Pandêmicos In: A Educação Integral em Tempos de Pandemia. 1 ed. Campinas SP: Pontes Editores, 2020, v.1, p. 9-114 LARROSA. Jorge. Tremores:escritos sobre experiência. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2019. LEDERACH, J.P. Transformação de conflitos. São Paulo: Palas Athena, 2012. MOREIRA, Vanessa Silva [et al] . Encontros Preciosos-diálogos com a Cultura de Paz. In: ROA, Kátia Varela (Org.) ; SILVA FILHO, R. N. (Org.) HENRIQUES, V. B. (Org.). 10 anos de encontros universidade-escola: falando de educação. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021. v. 1. 209p MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política de morte. Tradução Renata Santini. São Paulo: n-1 edições, 2018. MOLL, Jaqueline. Educação integral: Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre, RS: Penso, 2020. MORING, Edgard. É hora de mudarmos de via: lições do coronavírus.Rio de janeiro: Bertrand Brasil,2020. MULLER, Jean-Marie. Não-violência na educação. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2006. NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. São Paulo: Editora Perspectiva, 2016 NICOLESCU, B. Um novo tipo de conhecimento: transdisciplinaridade. In: NICOLESCU et al. Educação e transdisciplinaridade. Brasília: UNESCO, 2000. PEREIRA, S. J. PAI & FILHO: Um relato a partir de um olhar “infantil” na perspectiva da Cultura de Paz. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE HISTÓRIA ORAL, 2018, CAMPINAS. Anais eletrônicos. , 2018. PEREIRA, Samuel de J.; PAULA, Andréa A.; MOREIRA, Vanessa S.; BAETA, Lucilene F.; CAMARGO, Regina A. G. (orgs.). Educação para a paz: diálogos transdisciplinares para formação de educadores (as). V. 1, Porto Alegre: Pragmatha,2019. PEREIRA, S. J.; PAULA, A. A. Arte e Inclusão Social: Caminhos Para Cidadania In: Fórum Fashion Revolution-3ª edição, 2020, São Paulo: Instituto Fashion Revolution Brasil, 2020. v.1. p.228 - 233 PINHEIRO, P.S. Violência urbana. 2ª ed. São Paulo: Publifolha, 2009. PRANIS, Kay. Processos Circulares. São Paulo: Palas Athena, 2010. SALLES FILHO, N. A. Cultura de Paz e Educação para paz: olhares a partir da complexidade. Campinas, SP: Papirus, 2019. (SCHIRCH, LISA. Construção estratégica da paz. Tradução Denise Kato. Paulo: Palas Athena, 2019. TUVILLA RAYO, J. Educação em Direitos Humanos: rumo a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 200 VINYAMATA, Eduard (org.). Aprender a partir do conflito: conflitologia e educação. Porto Alegre: Artmed, 2005. ZALUAR, Alba. & LEAL, M.C. Violência extra e intramuros. In: Revista brasileira de Ciências. Sociais. Vol. 16, nº. 45, 2001. ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça. São Paulo: Palas Athena, 2008. (Justiça criminal, Punição, Reconciliação, Vítimas de crimes). |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Samuel de Jesus Pereira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |