117543 - Bem-viver, diversidades, meio-ambiente e territórios culturais-educativos |
Período da turma: | 13/07/2025 a 17/07/2025
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Descrição: | Programa Detalhado: Encontro 1: Apresentação do contexto histórico e do conceito de bem-viver, mediada por atividades lúdicas e artísticas. Encontro 2: Propostas educativas de correlações entre ciência contemporânea e saberes ancestrais, mediadas por experimentos com materiais do nosso cotidiano. Encontro 3: Práticas de cultura alimentar e conhecimento sobre biodiversidade, integradas com oficina agroecológica. Encontro 4: Ligações entre escola e territórios culturais e educativos sustentáveis e saberes ancestrais, com visita de campo. Encontro 5: Sensibilização e criações artísticas e literárias para o bem-viver. Referências Bibliográficas: ACOSTA, Alberto. O bem viver, uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Autonomia Literária, Elefante, 2016. ADICHE, Chimamanda. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. BONIN, Iara. O bem viver indígena e o futuro da humanidade. Conselho Indigenista Missionário, Encarte Pedagógico X: Dezembro de 2015. Disponível em: https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2020/01/Porantim381_Dez_Encarte-2015.pdf Acesso em: 05/10/2022 DILGER, Gerhad; LONG, Miriam; PEREIRA FILHO, Jorge. Descolonizar o imaginário. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, 2016. KAMBEBA, Márcia. O lugar do saber ancestral. São Paulo: UK’A, 2021. KATHARI, Ashish; et. al. Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021 KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. KRENAK, Ailton. A vida não é inútil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. MORIN, Edgar. A Religação dos saberes, o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. SOLÓN, Pablo. Alternativas sistêmicas. Bem viver, decrescimento, comuns, ecofeminismos, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019. |
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Carga Horária: |
30 horas |
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Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Silmara de Fatima Cardoso |
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