Atividade

117539 - A convergência de mídias no ensino de língua portuguesa: dos livros didáticos aos protótipos de ensino

Período da turma: 13/07/2025 a 17/07/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa Detalhado:
1. Livros didáticos de língua portuguesa e a BNCC: uma análise linguístico-discursiva
2. Multiletramentos e convergência de mídias
3. Gêneros digitais em narrativas transmidiáticas
4. Protótipos de ensino: características e finalidades
5. Encaminhamentos didáticos para a produção de protótipos de ensino.

Cronograma sucinto:
1ª Aula (9/1/2023)
Livros didáticos de língua portuguesa e a BNCC: uma análise linguístico-discursiva
Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos/Profa. Bárbara Falcão/ Profa. Larissa Vieira de Cerqueira

2ª Aula (10/1/2023)
Multiletramentos e convergência de mídias
Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos/Profa. Bárbara Falcão/ Profa. Larissa Vieira de Cerqueira


3ª Aula (11/1/2023)
Gêneros digitais em narrativas transmidiáticas
Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos/Profa. Bárbara Falcão/ Profa. Larissa Vieira de Cerqueira




4ª Aula (12/1/2023) manhã

Protótipos de ensino: características e finalidades
Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos/Profa. Bárbara Falcão/ Profa. Larissa Vieira de Cerqueira


5ª Aula (12/1/2023) tarde

Protótipos de ensino: características e finalidades
Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos/Profa. Bárbara Falcão/ Profa. Larissa Vieira de Cerqueira



Referências Bibliográficas:
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Org., Trad., Posfácio e notas Paulo Bezerra. Notas da edição russa Serguei Botcharov. São Paulo: 34, 2016.

BUNZEN, C. & MENDONÇA, M. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

CAMPOS, Maria Inês B. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’Água, 2003.

LIBERALI, F. C. (Org.) et al. Multiletramentos, práticas de leitura e compromisso social. Campinas: Pontes Editores, 2021.

LOPES, G. J. Materiais didáticos digitais interativos para tablets e interação em sala de aula. Pesquisas em Discurso Pedagógico, nº 1, p. 1-15, 2016. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/26715/26715.PDFXXvmi=. Acesso em 30 set. 2022.

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Julia Lourenço Costa; Roberto Leiser Baronas (Orgs.). Campinas: Pontes, 2021, p.57-60.
ROJO, R. (org) A escol@ conectada. São Paulo: Parábola, 2013.

ROJO, R. H. R.; MOURA, E.; LOPES, J. G. Novos multiletramentos na era digital: a questão das metodologias de pesquisa. In: ALVEZ, M. P. C.; VIAN-JR., O. (Orgs.). Práticas discursivas: Olhares da Linguística Aplicada (EBook). Natal/RN: UFRN, PROCAD_Casadinho UFRN-UFSCUNICAMP, 2015, pp. 24-60.

VOLÓCHINOV, V. (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. Notas e glossário Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2017.

WEBINÁRIO PROFLETRAS 2020 #2 | Conferência: Protótipos Didáticos e Gêneros Digitais. [S.I.]: Profletras Nacional, 2020. P&B. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=I3QMVJH8Rcg&t=2628s. Acesso em: 12 ago. 2022.

WEBINÁRIO ProfLetras UNESP - Conferência Multiletramentos e protótipos de ensino - Roxane Rojo. Assis: Ged - Grupo de Estudos Discursivos, 2020. P&B. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ly4mZS7-gjo&t=2299s. Acesso em: 12 ago. 2022.

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Optativa
Vagas oferecidas: 5000
 
Ministrantes: Maria Inês Batista Campos


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP