117341 - Materiais para o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental |
Período da turma: | 09/07/2024 a 13/07/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa Detalhado: -Concepções de ensino de matemática -Materiais estruturados e não-estruturados para o ensino de matemática -História, cultura e ensino de matemática -Alguns conceitos e ideias matemáticas do ensino fundamental Referencias Bibliográficas: "CARRAHER, Terezinha Nunes; CARRAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988. CARDOSO, Virgínia Cardia. Materiais Didáticos para as Quatro Operações. Coleção Ensino Fundamental. São Paulo: CAEM, 1992. COXFORD, Arthur F.; SHULTE, Albert P. (Orgs.). As Idéias da Álgebra. São Paulo: Atual, 1994. CURY, Helena Noronha. Análise de erros: o que podemos aprender com a respostados alunos. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim SBEM, v. 4, n. 7, 1996. GÓMEZ-GRANELL, Carmen. A aquisição da linguagem matemática: símbolo e significado. In: TEBEROSKY, Ana; TOLCHINSKI, Liliana (Orgs.). Além da alfabetização: a aprendizagem fonológica, ortográfica, textual e matemática. Tradução: Stela Oliveira. São Paulo: Ática, 1997. p. 257-282. OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; ALVIM, Márcia Helena. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 1, p. 742-774, 2021. Disponível em: OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O Laboratório de Matemática como Espaço de Formação de Professores. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 169, p. 802-829, 2018. Disponível em: PARRA, Cecília; SAIZ, Irma (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2001. PONTE, João Pedro da; BRANCO, Neusa; MATOS, Ana. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, DGIDC, 2009. Disponível em: ROQUE, Tatiana. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012. TOLEDO, Marília; TOLEDO, Mauro. Didática da Matemática: como dois e dois – a construção da matemática. São Paulo: FTD, 1997." |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 5000 | ||||
Ministrantes: |
Zaqueu Vieira Oliveira |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |