110284 - Possibilidades educativas no Instituto Butantan |
Período da turma: | 09/01/2023 a 13/01/2023
|
||||
|
|||||
Descrição: | Programa Detalhado: "Módulo 1 - Apresentação dos materiais didáticos e correlação com o currículo escolar (4h) Neste módulo serão apresentados alguns materiais educativos que foram desenvolvidos para auxiliar professores em sala de aula e/ou durante visita a ambientes de educação não-formal do Instituto Butantan. Todo material didático utilizado está disponível gratuitamente no site da instituição. Módulo 2 - Proposta do plano de aula (4h) Neste módulo após formação de grupos de trabalho, os participantes serão convidados a desenvolver planos de aula com base nos materiais disponibilizados no encontro anterior. Neste momento, esperamos que os/as discentes participantes possam apontar os potenciais e as fragilidades desses materiais. O diagnóstico será importante para o próximo módulo. Módulo 3 - Conhecendo espaços não-formais (8h) Neste módulo os/as docentes participantes terão a oportunidade de conhecer os Museus Biológico e de Microbiologia do Instituto Butantan, a exposição Terra Firme do Instituto Butantan, entre outras atrações, tendo a oportunidade de aprimorar os planos de aula construídos no módulo anterior. Módulo 4 - Apresentação das estratégicos e reflexão (4h) Neste módulo discutiremos as impressões dos participantes após as visitas, avaliação dos planos de aula construídos, utilidade dos materiais educativos e as estratégias que podem ser utilizadas na escola após essa vivência. Nos quatro módulos do curso serão trabalhadas temáticas relacionadas à biodiversidade - em específico agentes da microbiota- e sua interface com a saúde. " Referencias Bibliográficas: "ANDRADE, G. T. B. Percursos históricos de ensinar Ciências através de atividades investigativas Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 1, p.121-138, 2011. BRASIL. Ministério da educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. 2. ed. São Paulo: Moderna. 2007. MASSARANI, L. FAGUNDES, V.; CASTELFRANCHI, Y.; CHAGAS, C.; MENDES, I. MOREIRA, I. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Casa de Oswaldo Cruz, 2021. Disponível em: MINNER, D. D.; LEVY, A. J.; CENTURY, J. Inquiry-Based Science Instruction—What Is It and Does It Matter? Results from a Research Synthesis Years 1984 to 2002. Journal of Research in Science Teaching, v. 47, n. 4, p. 474–496, 2010. MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, p.89-111, 2007. PACHECO, R. de A. O MUSEU NA SALA DE AULA: propostas para o planejamento de visitas aos museus. Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 63 - 81. 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012063 Acesso em: 5 outubro de 2022. SÃO PAULO. Secretaria da educação. Currículo Paulista. 2019. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2022/07/curriculo_paulista_26_07_2019.pdf. Acesso em 07 out. 2022. VASCONCELLOS, C. SILVA, M. (2018). A mediação comunitária colaborativa: novas perspectivas para educação em museus. ETD - Educação Temática Digital. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326629724_A_mdiacao_comunitaria_colaborativa_novas_perspectivas_para_educacao_em_museus Acesso em: 05 de outubro de 2022. ZÔMPERO, A. F.; LABURÚ, C. E. Atividades investigativas no ensino de Ciências: Aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011." |
||||
Carga Horária: |
30 horas |
||||
Tipo: | Optativa | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Maria Inês Batista Campos |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |