Atividade

10545 - Acompanhamento Terapêutico: interfaces entre psicanálise, educção e tratamento

Período da turma: a

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Descrição: PROGRAMA DO CURSO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
INSTITUTO DE PSICOLOGIA
PRÉ-ESCOLA TERAPÊUTICA LUGAR DE VIDA

Curso de Atualização – período 07/8 a 04/12 de 2006

ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: INTERFACES ENTRE PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E TRATAMENTO

Ementa

Pretende-se oferecer ao aluno pressupostos teóricos e clínicos para fundamentar a prática do acompanhamento terapêutico de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Os temas abordados serão: I - Retrospectiva histórica: a loucura, as instituições e o acompanhamento terapêutico. II - Constituição do sujeito e diagnóstico. III - O tratamento e a escolarização possíveis. IV - Práticas e demandas do acompanhamento terapêutico.

PROGRAMA
Aulas formais: 2ªs feiras das 18h00 às 20h00
Seminários mensais com profª. Maria Cristina M. Kupfer (obrigatório): 2ªs feiras das 18h00 às 20h00

07/8 – História da Loucura e História da Reforma Psiquiátrica
Mauricio Castejón Hermann
14/8 – Acompanhamento terapêutico: interface clínica e institucional
Mauricio Castejón Hermann
21/8 – Diagnóstico psiquiátrico x diagnóstico psicanalítico
Rogério Lerner
28/8 – Seminário – A psicose infantil: perspectiva histórica
Maria Cristina Machado Kupfer
04/9 – Constituição do sujeito: Estrutura e desenvolvimento
Carina Faria
11/9 – Constituição do sujeito: função materna e função paterna
Adriana Barros
18/9 – A psicose no adulto
Rinaldo Voltolini
25/9 – Seminário – Autismo: estudos atuais
Maria Cristina Machado Kupfer
02/10 – A transferência fora do setting analítico
Mariana Beisiegel
09/10 – A transferência na psicose infantil
Rogério Lerner
16/10 – O Outro na psicose: que laço social é esse?
Carina Faria
23/10 – A transferência da família no acompanhamento terapêutico
Lina Galletti de Oliveira
30/10 – Seminário – Relação professor-aluno: uma leitura psicanalítica
Maria Cristina Machado Kupfer
06/11 – Por que a escolarização é terapêutica?
Marise Bastos
13/11 – A experiência do Grupo Ponte na escolarização de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento
Fernando Colli
20/11 – Por que o acompanhamento terapêutico na escola?
Camille Apolinário Gaviolli e Marise Bastos
27/11 – Seminário – Educação terapêutica: uma proposta de tratamento dos Transtornos Globais do Desenvolvimento
Maria Cristina Machado Kupfer
04/12 – Do adolescente. Delinqüência, drogadição e psicose
Miriam Debieux Rosa


Bibliografia:

Calligaris, C. (1989). Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre, RS: Artes Médicas.
Colli, F. & Kupfer, M.C. (2005). Travessias inclusão escolar: a experiência do grupo ponte da Pré-escola terapêutica Lugar de Vida. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Caiaffa, R. A. (1991). O acompanhamento terapêutico e a rua. O social como constitutivo do acompanhamento. In Equipe de A.Ts. do Hospital-Dia A CASA A Rua como Espaço Clínico. São Paulo: Ed. Escuta.
Desviat, M. (1999). A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
Dör, J. (1991). Estruturas e Clínica Psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre.
Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problema – Dossiê: Acompanhamento Terapêutico. (2005). São Paulo: USP-IP.
Freud, S. (1912). A dinâmica da transferência. In Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. 12, pp.129-43). Rio de Janeiro: Imago, 1977.
Foucault, M. (1997). A casa dos loucos In C. KATZ (org.), Psicanálise e Sociedade. Belo Horizonte, MG: Interlivros.
Foucault, M. (1978). História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva.
Frayze-Pereira, J. A. (1997). Crise e cidade. Por uma poética do acompanhamento terapêutico. In Equipe de Acompanhantes Terapêuticos do Hospital-Dia A Casa (org.). Crise e cidade: acompanhamento terapêutico. São Paulo: EDUC, pp.19-35.
Hermann, M. C. (2001). A clínica do acompanhamento terapêutico. In Revista Insight Psicoterapia e Psicanálise. 11 (116).
Jerusalinsky, A. (Org.). (1999). Psicanálise e desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios.
Kupfer, M.C.M. (2000). Educação para o futuro. Psicanálise e educação. São Paulo: Escuta.
Dör, J. (1991). Estruturas e Clínica Psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre.
Kupfer, M.C.M. (1996). A presença da psicanálise nos dispositivos institucionais de tratamento da psicose. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, 1, (1), p. 18-33.
Oliveira, L.G.M. (1999). A escuta psicanalítica dos pais no tratamento institucional da criança psicótica. Dissertação de mestrado, IPUSP, São Paulo.
Oliveira, L. G. M. (1996). A transferência no trabalho com os pais na instituição. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, 1, (1), p. 34-45.
Volnovich, J. (1993). A psicose na criança. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.


Responsável Técnico: Carina Faria e Marise Bastos
Inscrição: R$ 55,00
Mensalidade: 4 parcelas de R$ 150,00
Pagamento dos docentes: R$ 100,00/aula (profº. especialista)
R$ 125,00/aula (profº. mestre)
R$ 150,00/aula (profº. doutor)
Pagamento do secretário:

Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Adriana Fontes Melo do Rego Barros
Camille Apolinario Gavioli
Carina Arantes Faria
Fernando Anthero Galvao Colli
Maria Cristina Machado Kupfer
Mariana de Mello Beisiegel
Marise Bartolozzi Bastos
Maurício Castejon Hermann
Miriam Debieux Rosa
Rinaldo Voltolini
Rogerio Lerner


 
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