10545 - Acompanhamento Terapêutico: interfaces entre psicanálise, educção e tratamento |
Período da turma: | a
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Descrição: | PROGRAMA DO CURSO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE PSICOLOGIA PRÉ-ESCOLA TERAPÊUTICA LUGAR DE VIDA Curso de Atualização – período 07/8 a 04/12 de 2006 ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO: INTERFACES ENTRE PSICANÁLISE, EDUCAÇÃO E TRATAMENTO Ementa Pretende-se oferecer ao aluno pressupostos teóricos e clínicos para fundamentar a prática do acompanhamento terapêutico de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento. Os temas abordados serão: I - Retrospectiva histórica: a loucura, as instituições e o acompanhamento terapêutico. II - Constituição do sujeito e diagnóstico. III - O tratamento e a escolarização possíveis. IV - Práticas e demandas do acompanhamento terapêutico. PROGRAMA Aulas formais: 2ªs feiras das 18h00 às 20h00 Seminários mensais com profª. Maria Cristina M. Kupfer (obrigatório): 2ªs feiras das 18h00 às 20h00 07/8 – História da Loucura e História da Reforma Psiquiátrica Mauricio Castejón Hermann 14/8 – Acompanhamento terapêutico: interface clínica e institucional Mauricio Castejón Hermann 21/8 – Diagnóstico psiquiátrico x diagnóstico psicanalítico Rogério Lerner 28/8 – Seminário – A psicose infantil: perspectiva histórica Maria Cristina Machado Kupfer 04/9 – Constituição do sujeito: Estrutura e desenvolvimento Carina Faria 11/9 – Constituição do sujeito: função materna e função paterna Adriana Barros 18/9 – A psicose no adulto Rinaldo Voltolini 25/9 – Seminário – Autismo: estudos atuais Maria Cristina Machado Kupfer 02/10 – A transferência fora do setting analítico Mariana Beisiegel 09/10 – A transferência na psicose infantil Rogério Lerner 16/10 – O Outro na psicose: que laço social é esse? Carina Faria 23/10 – A transferência da família no acompanhamento terapêutico Lina Galletti de Oliveira 30/10 – Seminário – Relação professor-aluno: uma leitura psicanalítica Maria Cristina Machado Kupfer 06/11 – Por que a escolarização é terapêutica? Marise Bastos 13/11 – A experiência do Grupo Ponte na escolarização de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento Fernando Colli 20/11 – Por que o acompanhamento terapêutico na escola? Camille Apolinário Gaviolli e Marise Bastos 27/11 – Seminário – Educação terapêutica: uma proposta de tratamento dos Transtornos Globais do Desenvolvimento Maria Cristina Machado Kupfer 04/12 – Do adolescente. Delinqüência, drogadição e psicose Miriam Debieux Rosa Bibliografia: Calligaris, C. (1989). Introdução a uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre, RS: Artes Médicas. Colli, F. & Kupfer, M.C. (2005). Travessias inclusão escolar: a experiência do grupo ponte da Pré-escola terapêutica Lugar de Vida. São Paulo: Casa do Psicólogo. Caiaffa, R. A. (1991). O acompanhamento terapêutico e a rua. O social como constitutivo do acompanhamento. In Equipe de A.Ts. do Hospital-Dia A CASA A Rua como Espaço Clínico. São Paulo: Ed. Escuta. Desviat, M. (1999). A reforma psiquiátrica. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz. Dör, J. (1991). Estruturas e Clínica Psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problema – Dossiê: Acompanhamento Terapêutico. (2005). São Paulo: USP-IP. Freud, S. (1912). A dinâmica da transferência. In Edição Standard das Obras Completas de Sigmund Freud (Vol. 12, pp.129-43). Rio de Janeiro: Imago, 1977. Foucault, M. (1997). A casa dos loucos In C. KATZ (org.), Psicanálise e Sociedade. Belo Horizonte, MG: Interlivros. Foucault, M. (1978). História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Perspectiva. Frayze-Pereira, J. A. (1997). Crise e cidade. Por uma poética do acompanhamento terapêutico. In Equipe de Acompanhantes Terapêuticos do Hospital-Dia A Casa (org.). Crise e cidade: acompanhamento terapêutico. São Paulo: EDUC, pp.19-35. Hermann, M. C. (2001). A clínica do acompanhamento terapêutico. In Revista Insight Psicoterapia e Psicanálise. 11 (116). Jerusalinsky, A. (Org.). (1999). Psicanálise e desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, RS: Artes e Ofícios. Kupfer, M.C.M. (2000). Educação para o futuro. Psicanálise e educação. São Paulo: Escuta. Dör, J. (1991). Estruturas e Clínica Psicanalítica. Rio de Janeiro: Taurus-Timbre. Kupfer, M.C.M. (1996). A presença da psicanálise nos dispositivos institucionais de tratamento da psicose. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, 1, (1), p. 18-33. Oliveira, L.G.M. (1999). A escuta psicanalítica dos pais no tratamento institucional da criança psicótica. Dissertação de mestrado, IPUSP, São Paulo. Oliveira, L. G. M. (1996). A transferência no trabalho com os pais na instituição. Estilos da Clínica: Revista sobre a infância com problemas, 1, (1), p. 34-45. Volnovich, J. (1993). A psicose na criança. Rio de Janeiro: Relume-Dumará. Responsável Técnico: Carina Faria e Marise Bastos Inscrição: R$ 55,00 Mensalidade: 4 parcelas de R$ 150,00 Pagamento dos docentes: R$ 100,00/aula (profº. especialista) R$ 125,00/aula (profº. mestre) R$ 150,00/aula (profº. doutor) Pagamento do secretário: |
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Carga Horária: |
36 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Fontes Melo do Rego Barros Camille Apolinario Gavioli Carina Arantes Faria Fernando Anthero Galvao Colli Maria Cristina Machado Kupfer Mariana de Mello Beisiegel Marise Bartolozzi Bastos Maurício Castejon Hermann Miriam Debieux Rosa Rinaldo Voltolini Rogerio Lerner |
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